
Brasília — InkDesign News — O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) divulgou recentemente o resultado da interposição de recurso para atendimento especializado na primeira etapa da segunda edição de 2025. O exame, fundamental para a validação da formação de médicos formados fora do Brasil, será realizado em 19 de outubro.
Contexto educacional
O Revalida teve início em 2011, como uma resposta à necessidade de regulamentar a atuação de médicos formados no exterior. Este exame visa garantir que esses profissionais tenham os conhecimentos e competências exigidos para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). A importância do Revalida é reiterada pelos dados que mostram a crescente demanda por médicos no Brasil, especialmente em regiões onde a oferta de profissionais é escassa.
Políticas e iniciativas
De acordo com o edital do Revalida 2025/2, os candidatos que apresentaram declaração aceita têm direito a 60 minutos adicionais durante a prova. As datas mais relevantes incluem a divulgação da nota de corte, marcada para 13 de agosto, e o resultado da análise da documentação necessária, previsto para 17 de novembro. A estrutura da prova é baseada na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, abordando áreas fundamentais da medicina.
O objetivo do exame é garantir a qualidade do atendimento médico prestado no país.
(“The aim of the exam is to ensure the quality of medical care provided in the country.”)— Agência Brasil
Desafios e perspectivas
Embora o Revalida sirva como um filtro importante para garantir a qualidade dos profissionais, enfrenta desafios como a infraestrutura deficiente nas regiões mais remotas do Brasil e a desigualdade no acesso à educação. A aplicação eficaz de políticas que fortaleçam a formação continuada e programas de apoio aos médicos formados no exterior pode ser uma estratégia promissora para mitigar essas dificuldades.
A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira.
(“Participation in the second stage depends on approval in the first.”)— Edital do Revalida 2025/2
A implementação de ações eficazes e o envolvimento das instituições de ensino superior são cruciais para assegurar que o Revalida cumpra seu papel de promover uma medicina de qualidade no Brasil. O setor deve permanecer atento às demandas e necessidades dos profissionais para aumentar a eficácia e equidade do exame.
Fonte: (Agência Brasil – Educação)