
São Paulo — InkDesign News — O futuro do mercado de veículos elétricos (EVs) está se tornando incerto, conforme Rivian e Lucid, duas das fabricantes mais promissoras nesse segmento, compartilham previsões preocupantes sobre a trajetória de suas operações.
Contexto e lançamento
Após um breve aumento nas vendas, as montadoras enfrentam um cenário desafiador, impulsionado por políticas adversas que podem prejudicar a indústria. A expiração dos créditos tributários federais e a imposição de tarifas elevadas marcam um novo e duro capítulo para a adoção de veículos limpos nos Estados Unidos.
Design e especificações
Os veículos da Rivian e da Lucid são conhecidos por seus designs inovadores e especificações avançadas. O modelo Rivian R1T, por exemplo, tem um preço inicial de $70.990 e é dotado de tecnologias que potencializam a performance off-road. Da mesma forma, o Lucid Air, com um preço a partir de $70.900, oferece uma autonomia excepcional, oferecendo aos consumidores alta performance e conforto em suas viagens.
Repercussão e aplicações
“Mudanças nos créditos fiscais de EV… e tarifas devem impactar os resultados e o fluxo de caixa de nosso negócio.”
(“Changes to EV tax credits… and tariffs are expected to have an impact on the results and the cash flow of our business.”)— RJ Scaringe, CEO, Rivian
Com um aumento repentino na demanda por parte dos consumidores que buscam garantir os créditos fiscais antes de sua expiração em 30 de setembro, ambos os fabricantes estão prevendo um trimestre forte. Contudo, após essa data, os preços de seus carros poderão tornar-se inviáveis para compradores convencionais, dificultando a competição no mercado.
“Estamos esperando um aumento na demanda agora no terceiro trimestre e, depois, uma desaceleração no quarto trimestre.”
(“We are expecting a pull forward in demand now in Q3 and then, you know, softening in Q4.”)— Marc Winterhof, CEO interino, Lucid
Não obstante, a realidade financeira dessas empresas é preocupante. Durante o segundo trimestre, a Rivian apresentou uma perda líquida de $1,1 bilhão, uma perda média de $118.375 por veículo produzido, enquanto a Lucid reportou uma perda de $539 milhões, totalizando $161.000 por veículo. Sem dúvidas, a combinação da retirada de incentivos e o aumento das tarifas representa uma ameaça existencial para essas empresas.
Olhando para o futuro, a Rivian espera lançar um veículo de mercado de massa, o R2, previsto para 2026, com um preço alvo de $45.000. No entanto, a dúvida persiste: conseguirão essas empresas superar os desafios financeiros impostos nos próximos dois anos?
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)