- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Estudo revela que cacatuas têm 30 movimentos de dança

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Uma nova pesquisa revela que os cacatuas em cativeiro apresentam comportamentos de dança em resposta à música, indicando processos cognitivos complexos como imitação e aprendizado vocal. O estudo sugere que a dança pode ser um indicativo de bem-estar positivo, abrindo possibilidade para o uso da música como forma de enriquecimento ambiental.

Contexto da descoberta

A dança em aves, especialmente em cacatuas, tem sido observada de forma anedótica, mas pouco se sabia sobre suas características e frequência. Pesquisadores agora documentaram 30 movimentos distintos de dança, sendo 17 deles previamente não descritos, a partir de vídeos de cacatuas em plataformas de redes sociais.

Métodos e resultados

Os pesquisadores, liderados pela Dra. Natasha Lubke da Charles Sturt University, analisaram 45 vídeos de cacatuas dançando e identificaram movimentos como balançar a cabeça, passos laterais e rolamentos corporais. A pesquisa também incluiu um experimento de reprodução em que seis cacatuas de três espécies foram expostas a música, um podcast de áudio ou nenhum áudio. Todos os pássaros exibiram comportamentos de dança, independente do tipo de áudio.

A análise também indicou que “dançar é muito mais complexo e variado do que se pensava anteriormente”
(“dancing is far more complex and varied than previously thought”).

— N. Lubke, Pesquisadora, Charles Sturt University

Os dados mostraram que a dança estava presente em pelo menos 10 das 21 espécies de cacatuas, revelando um repertório considerável de movimentos, muitos dos quais se assemelham aos exibições de cortejo de papagaios selvagens.

Implicações e próximos passos

As descobertas levantam questões sobre por que as aves cativas dançam. A hipótese é que essas habilidades tenham se originado como comportamentos de cortejo e foram redirecionadas para interações com seus cuidadores. O professor Rafael Freire da Charles Sturt University comentou que “tocar música para os papagaios pode melhorar seu bem-estar” e que “mais pesquisas seriam benéficas para determinar se a música pode desencadear a dança em aves em cativeiro”.

A pesquisa demonstra a presença de emoções positivas em aves e sugere que a música pode ser uma estratégia eficaz para enriquecer suas vidas em cativeiro, com possíveis efeitos positivos no bem-estar das aves.

Fonte: (sci.news– Ciência & Descobertas)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!