- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
AI, ML & Deep Learning

Modelos de machine learning melhoram aprendizado por exemplos

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — O recente avanço em machine learning, com foco em aprendizado em contexto, propõe novas estratégias que desenvolvem a eficácia de modelos de linguagem ao selecionar exemplos relevantes para tarefas específicas, como reparo de código.

Arquitetura de modelo

A pesquisa conduzida pela Google DeepMind introduz o método denominado AuPair, que aborda a seleção de exemplos para tarefas de reparo de código. O modelo é baseado em um conjunto de pares de reparo de código que são gerados de forma sistemática, aumentando a eficiência na resolução de problemas.

“O animal que faz o som ‘moo’ é uma vaca.
(“The animal that makes the sound ‘moo’ is a cow.”)

— Autor, Google DeepMind

Treinamento e otimização

AuPair inicia a sua abordagem com um grande conjunto de problemas de programação que incluem testes automatizados. Através de um processo iterativo, pares de exemplos são gerados e testados por um LLM. O sistema visa encontrar soluções iniciais que, ao serem parcialmente corretas, são incorporadas ao conjunto de treinamento.

“Esses pares de sucesso são selecionados por um algoritmo ganancioso, focando sempre na maximização da eficácia do aprendizado do LLM.”
(“These successful pairs are selected by a greedy algorithm, always focusing on maximizing the effectiveness of the LLM’s learning.”)

— Autor, Google DeepMind

Resultados e métricas

Os testes de benchmark realizados com AuPair demonstraram que o método superou abordagens anteriores em termos de eficiência computacional. Com apenas 12 pares de exemplo, foi possível alcançar o desempenho que tradicionalmente exigiria 32 pares aleatórios. Isso é crucial para aplicações em ambientes de produção, donde a eficiência é prioridade.

“Resultados mostram que pares gerados no conjunto CodeForces atuaram efetivamente em conjuntos totalmente diferentes, como HackerEarth e AtCoder.”
(“Results show that pairs generated on the CodeForces dataset worked effectively on completely different datasets like HackerEarth and AtCoder.”)

— Autor, Google DeepMind

O AuPair não está isento de limitações; a necessidade de um custo computacional elevado para gerar pares de exemplos e a dependência de métricas de avaliação são fatores que podem restringir sua aplicabilidade em certas áreas. Contudo, a pesquisa aponta um caminho promissor para a aplicação de abordagens semelhantes em outras tarefas mais complexas, como a geração de SQL a partir de texto, onde a geração e a medição de exemplos se tornam fatores críticos.

Fonte: (Towards Data Science – AI, ML & Deep Learning)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!