Tesla é parcialmente responsabilizada em julgamento de autônomo, R$200M em danos

Miami — InkDesign News — Um júri em um tribunal federal na Flórida determinou que a Tesla é parcialmente responsável por um acidente fatal ocorrido em 2019, envolvendo seu sistema de assistência ao motorista, o Autopilot. Esta decisão levanta questões sobre a segurança e a responsabilidade na mobilidade elétrica.
Autonomia e bateria
A autonomia do Autopilot é um aspecto crucial para a aceitação e segurança dos veículos elétricos (EVs). O sistema, que tem se desenvolvido continuamente, apresenta limitações em situações de tráfego complexo, como cruzamentos. A avaliação do júri pode influenciar futuras atualizações no software, visando a mitigação de riscos.
A Tesla projetou o Autopilot “apenas para rodovias de acesso controlado, mas deliberadamente optou por não restringir os motoristas de usá-lo em outros lugares, ao lado de Elon Musk afirmando ao mundo que o Autopilot dirigia melhor do que humanos.”
(“Tesla designed Autopilot ‘only for controlled access highways yet deliberately chose not to restrict drivers from using it elsewhere, alongside Elon Musk telling the world Autopilot drove better than humans.’”)— Brett Schreiber, Advogado Principal, Demandantes
Infraestrutura de recarga
A infraestrutura para recarga de EVs, embora cada vez mais acessível, ainda enfrenta desafios. A Tesla possui uma vasta rede de supercarregadores, mas a utilização do Autopilot em áreas que não são rodovias de alta capacidade põe em dúvida a eficácia desse sistema em cenários do dia a dia. O acidente que resultou na morte de Naibel Benavides Leon, de 20 anos, sublinha a necessidade de melhorias tanto na tecnologia quanto nas condições das infraestruturas.
“As mentiras da Tesla transformaram nossas ruas em pistas de teste para uma tecnologia fundamentalmente falha, colocando os americanos no caminho do perigo.”
(“Tesla’s lies turned our roads into test tracks for their fundamentally flawed technology, putting everyday Americans like Naibel Benavides and Dillon Angulo in harm’s way.”)— Brett Schreiber, Advogado Principal, Demandantes
Tecnologia autônoma
A responsabilidade da empresa e seu impacto no desenvolvimento da tecnologia autônoma são foco de debate. A Tesla planeja apelar da decisão do tribunal, argumentando que “nenhum carro em 2019, e nenhum hoje, teria evitado esse acidente.” Essa afirmação levanta questões sobre as alegações feitas anteriormente sobre a capacidade do Autopilot em reduzir acidentes.
“O veredicto de hoje é errado e somente prejudica a segurança automotiva e coloca em risco os esforços da Tesla e de toda a indústria para desenvolver e implementar tecnologia que salva vidas.”
(“Today’s verdict is wrong and only works to set back automotive safety and jeopardize Tesla’s and the entire industry’s efforts to develop and implement life-saving technology.”)— Tesla, Representante
Com a Tesla se preparando para iniciar sua rede de Robotaxi, que utilizará uma versão aprimorada do Full Self-Driving, o futuro da mobilidade elétrica e das tecnologias de assistência ao motorista enfrenta desafios significativos. A evolução desses sistemas será fundamental para garantir a segurança dos usuários e fomentar a confiança dos consumidores.