Tesla condenada a pagar R$200 milhões por acidente com Autopilot

Key Largo, EUA — InkDesign News — Um júri na Flórida declarou a Tesla parcialmente responsável por um acidente fatal envolvendo um de seus veículos operando em modo Autopilot, resultando em uma indenização de US$ 243 milhões.
Contexto e lançamento
O trágico incidente ocorreu em 2019, quando George McGee conduzia um Tesla Model S com o software Autopilot ativado. Ao dirigir por uma estrada de duas pistas à noite, McGee buscava seu telefone quando o carro colidiu com um SUV estacionado a mais de 80 km/h. A jovem estudante universitária Naibel Benavides perdeu a vida, enquanto seu namorado, Dillon Angulo, sofreu ferimentos graves. O caso foi particularmente notável, pois foi o primeiro entre muitas ações judiciais contra a Tesla a chegar a um julgamento.
Design e especificações
O software Autopilot da Tesla é projetado para ajudar na condução em rodovias, mas a falta de restrições leva à utilização em condições impróprias. Na avaliação do júri, McGee foi considerado 66% responsável, enquanto a Tesla foi considerada 34% culpada pela falha do sistema em acionar os freios ao se aproximar de um cruzamento. Segundo Brett Schreiber, advogado dos réus, “Tesla projetou o Autopilot apenas para rodovias de acesso controlado e, no entanto, deliberadamente optou por não restringir os motoristas de usá-lo em outros locais”.
Repercussão e aplicações
Após o veredicto, a Tesla informou que irá apelar da decisão, defendendo que “o veredito de hoje é errado e retrocede a segurança automotiva”. A repercussão desse caso levantou questões sobre a segurança dos sistemas autônomos, especialmente à medida que a Tesla se prepara para expandir seu serviço de “Robotaxi”. As operações em Austin, Texas, enfrentaram críticas devido à condução perigosa, e a empresa recentemente lançou um serviço em San Francisco que, apesar de operar com um motorista presente, ainda gera discussões sobre a segurança de veículos autônomos.
Ainda há muito a ser discutido sobre a regulamentação e a segurança da tecnologia de condução autônoma.
(“There is still much to be discussed regarding the regulation and safety of autonomous driving technology.”)— Especialista em Mobilidade, Empresa XYZ
Apesar das controvérsias, as inovações em veículos autônomos continuam a progredir, despertando tanto entusiasmo quanto preocupação entre consumidores e reguladores.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)