
São Paulo — InkDesign News — A LeapFrog apresenta uma nova proposta no campo da educação tecnológica com o LeapMove, uma console de jogos que integra movimento físico ao aprendizado, indicando uma evolução no design e na interação lúdica.
Design de produto
O LeapMove é concebido com uma estética amigável, semelhante a uma webcam oversized, projetado para ser instalado na frente da TV. O sistema é simples de configurar, requerendo apenas um cabo HDMI e uma conexão USB para alimentação. O design funcional prioriza a acessibilidade, permitindo que crianças iniciem a interação com o dispositivo rapidamente, sem a necessidade de baterias ou configurações complexas.
Inovação e materiais
A inovação do LeapMove reside na sua tecnologia de detecção de movimento, que transforma o corpo da criança em controle do jogo. Com uma câmera embutida, os usuários interagem em experiências digitais dinâmicas, como saltar para pegar números ou dançar para soletrar palavras. Esta plataforma é carregada com 25 jogos, cada um com três níveis de dificuldade, voltados para crianças de quatro a sete anos, unindo aprendizado em áreas fundamentais como matemática e leitura à brincadeira.
“Ao invés de eliminar o tempo de tela, esta console transforma-o em algo ativo e significativo.”
(“Rather than eliminating screen time, this console transforms it into something active and purposeful.”)— Designer, LeapFrog
As crianças também podem visualizar a si mesmas na tela, o que proporciona uma experiência imersiva e motivacional. O sistema também permite o acompanhamento do progresso de até três usuários, enfatizando a convivência e interatividade em grupo.
Sustentabilidade e impacto
Um ponto crucial na proposta do LeapMove é a sua operação totalmente offline, o que diminui consideravelmente a preocupação com a privacidade dos dados. Sem necessidade de internet ou conectividade sem fio, o dispositivo mantém todos os dados de jogo localmente, refletindo uma abordagem cuidadosa em relação aos conteúdos digitais para crianças.
A LeapFrog se apresenta como uma alternativa a consoles mais caros e dependentes da internet, oferecendo um produto com um preço acessível, em torno de setenta reais, sem taxas recorrentes, o que o posiciona de maneira estratégica em um mercado que busca soluções educativas que respeitem a nova mentalidade digital das famílias.
É esperado que no futuro, essa evolução do design de jogos educativos continue a se expandir, promovendo não apenas a interatividade, mas também um aprendizado ativo que desafie as convenções sobre como o tempo de tela deve ser utilizado por crianças.
Fonte: (yankodesign – Design)