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Commerce & Retail Tech

Amazon refuta aumento de preços em itens populares no e-commerce

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São Paulo — InkDesign News — O e-commerce da Amazon enfrenta controvérsias após um relatório do Wall Street Journal (WSJ) apontar um aumento nos preços de itens essenciais desde a posse do ex-presidente Donald Trump. Em meio a alegações de tarifas e inflação, a gigante do varejo defende sua estratégia de preços dinâmicos.

Lançamento

Uma análise do WSJ revelou que os preços de 2.500 itens comuns na Amazon, como drops para tosse e lenços umedecidos antibacterianos, aumentaram em média 5% entre a inauguração de Trump, em 20 de janeiro, até 1º de julho. A Amazon, no entanto, alega que fatores sazonais e promoções temporárias influenciaram essas mudanças.

Integração

“A análise do WSJ é fundamentalmente falha.”
(“The WSJ’s reporting is fundamentally flawed.”)

— Amazon

A empresa argumenta que o aumento de preços em itens como um desodorante Dove e um pacote de chá Yogi ocorreu porque as promoções acabaram, e não devido a fatores externos como tarifas. O e-commerce destaca que sua estratégia de preços é dínamica, refletindo a variação constante do mercado.

Performance

Apesar das controvérsias em relação aos preços, dados da Bureau of Labor Statistics dos EUA indicam um aumento de 0,3% nos preços ao consumidor em junho, ou 2,7% no ano. Isso sugere que, além da Amazon, os consumidores podem estar percebendo pequenas altas em produtos populares quando comparam suas compras em plataformas online.

“A Amazon está sensível ao tema e pode temer represálias da administração Trump.”
(“Amazon is sensitive about the topic and could even fear retaliation from the Trump administration.”)

— Análise Independente

Essa resposta da Amazon pode indicar sua intenção de preservar a confiança do consumidor e proteger sua imagem no competitivo mercado de omnichannel. Fica evidente que, enquanto a empresa busca mitigar o impacto das tarifas, a experiência do cliente em relação aos preços continuará sendo uma prioridade estratégica.

À medida que a Amazon planeja suas próximas ações, a empresa deve considerar parcerias que ajudem a manter preços competitivos e a retenção de clientes em um cenário econômico desafiador.

Fonte: (TechCrunch – Commerce & Retail Tech)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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