- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Robótica & Automação

Glid anuncia captação de US$ 3,1M para autonomia rodoviária

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A Glid Technologies, especializada em soluções autônomas para o transporte de cargas, anunciou, no terceiro trimestre de 2025, o lançamento do GliderM, um veículo híbrido-elétrico para operações no setor rodoviário e ferroviário, após captar US$ 3,1 milhões em uma rodada de funding.

Tecnologia aplicada

O GliderM foi desenvolvido para automatizar o movimento de containers de 20 pés diretamente de vias rodoviárias para ferroviárias, eliminando a necessidade de terminais e equipamentos de transbordo, o que pode resultará em significativa economia de custos.

Esse sistema é composto por um veículo autônomo de modo duplo, projetado para operar tanto nas estradas quanto nas ferrovias. O GliderM integra tecnologias avançadas, incluindo propulsão híbrida elétrica e uma plataforma de orquestração logística chamada EZRA-1SIX, que possibilita operações em tempo real e autonomia multimodal.

Desenvolvimento e testes

As operações de teste do GliderM serão realizadas em ambientes de complexidade elevada, como portos congestionados e terrenos difíceis em estados como Califórnia e Washington. A Glid Technologies aplicará protocolos rigorosos de validação, incluindo métricas de eficiência energética e tempo de resposta nas operações de carga e descarga.

Kevin A. Damoa, fundador e CEO, declarou:

“Estamos criando a infraestrutura logística do futuro—autônoma, resiliente e segura.”
(“We’re building the logistics infrastructure of tomorrow—autonomous, resilient, and secure.”)

— Kevin A. Damoa, CEO, Glid Technologies

Impacto e aplicações

O impacto do GliderM promete transformar a primeira milha de movimentação de cargas, que historicamente representa um gargalo no transporte ferroviário e rodoviário. A eliminação de transbordos irá otimizar o fluxo contínuo de frete e reduzir as ineficiências logísticas comuns.

Jordan Kretchmer, sócio sênior da Outlander VC e membro do conselho da Glid, enfatizou a relevância dessa inovação:

“A primeira milha da nossa cadeia de suprimentos não evoluiu desde o advento da ferrovia; é o maior gargalo para mover mercadorias.”
(“The first mile of our supply chain hasn’t evolved since the advent of rail; it’s now the biggest bottleneck for moving goods.”)

— Jordan Kretchmer, Outlander VC

A estrutura de negócios da Glid segue o modelo “robots-as-a-service”, prevendo uma utilização flexível da frota de Gliders em diferentes localidades do país, atendendo tanto o segmento comercial quanto o setor de defesa.

Os próximos passos envolvem o avanço nas capacidades da plataforma Rāden e a expansão das operações em colaboração com portos, operadores ferroviários e agências governamentais, destacando a posição da Glid no vanguardismo tecnológico do setor.

Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!