- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Saúde

SUS monitora nova variante do vírus da covid-19 no Rio

- Publicidade -
- Publicidade -

Rio de Janeiro — InkDesign News — O Instituto Oswaldo Cruz (IOC), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), confirmou a circulação da nova variante XFG do SARS-CoV-2 no Rio de Janeiro, com 46 casos diagnosticados entre 1º e 8 de julho.

Contexto e objetivos

A circulação da variante XFG representa um novo desafio no controle da pandemia de COVID-19. O objetivo da vigilância epidemiológica é monitorar a propagação do vírus e suas variantes, especialmente em grupos prioritários, visando preservar a saúde pública e otimizar as estratégias de vacinação.

Metodologia e resultados

O sequenciamento genético das amostras foi realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do IOC, referência nacional e internacional. Durante a coleta de 74 amostras, a variante XFG foi identificada em 46 casos, representando 62% das amostras analisadas. Segundo a virologista Paola Resende, “A variante XFG é uma recombinante de outras duas linhagens e carrega algumas mutações na proteína ‘spike’ que estão associadas a uma ligeira evasão da resposta imune, o que pode impactar na neutralização por anticorpos. Porém, não tem evidências de aumento de gravidade clínica, nem evidências de impacto relevante na eficácia de vacinas e de antivirais.”

Implicações para a saúde pública

A identificação da variante XFG originou a recomendação da OMS para intensificação da vigilância, embora a análise indique baixo risco associado à variante. O coordenador de Informática Estratégica de Vigilância em Saúde da SMS, Caio Ribeiro, ressalta que “as medidas preventivas continuam as mesmas, independentemente da identificação de novas subvariantes. É fundamental que a população siga higienizando as mãos, use máscara em caso de sintomas gripais e mantenha a vacinação em dia.” A vacinação com novas fórmulas, atualizadas para variantes específicas, permanece crucial para a proteção contra o COVID-19.

A expectativa é que a continuidade dessas estratégias de vigilância e vacinação minimize o impacto das futuras variantes e assegure a saúde da população durante o inverno, período crítico para infecções respiratórias.

Fonte: (Agência Brasil – Saúde)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!