
Cape Canaveral — InkDesign News — A SpaceX está agendada para lançar o terceiro lote de satélites do Projeto Kuiper, uma megaconstelação de internet de banda larga da Amazon, na manhã de quarta-feira, 16 de julho, a partir do Cabo Canaveral, Flórida.
Detalhes da missão
O lançamento está previsto para ocorrer em uma janela de 27 minutos que se inicia às 2h18 EDT (06h18 GMT). O foguete Falcon 9, que transportará 24 naves Kuiper, marcará a terceira missão de lançamento da série, seguindo as duas anteriores realizadas em abril e junho deste ano. Se bem-sucedido, o primeiro estágio do Falcon 9 retornará à Terra 8,5 minutos após a decolagem, com um pouso programado no navio drone da SpaceX, “A Shortfall of Gravitas”, no Oceano Atlântico.
Tecnologia e objetivos
O Projeto Kuiper tem como meta lançar mais de 3.200 satélites em baixa órbita terrestre (LEO), com mais de 80 lançamentos planejados nos próximos anos. O sistema é semelhante ao Starlink, da SpaceX, que já opera com cerca de 8.000 satélites. Este lançamento, denominado KF-01 pela SpaceX, é particularmente notável, pois este será o primeiro lançamento e pouso deste foguete específico, uma exceção à prática usual da empresa de reutilizar seus foguetes. Conforme declarado, um dos foguetes da SpaceX já realizou impressionantes 29 lançamentos.
“Este lançamento representa um passo significativo na construção de uma rede global de internet de alta velocidade”
(“This launch represents a significant step in building a global high-speed internet network”)— Executivos da SpaceX, Agência
.
Próximos passos
Após a inserção em órbita a 465 quilômetros de altitude, os satélites do Projeto Kuiper elevarão suas órbitas para 630 quilômetros. Este avanço estratégico é crucial para o objetivo de oferecer serviços de internet acessíveis em áreas remotas e de difícil acesso, bem como para a inovação tecnológica na indústria satelital. Um porta-voz do projeto comentou:
“Estamos comprometidos em conectar comunidades ao redor do mundo através de uma infraestrutura de satélites robusta.”
(“We are committed to connecting communities around the world through a robust satellite infrastructure.”)— Porta-voz do Projeto Kuiper, Amazon
O sucesso desta missão terá implicações significativas para a exploração espacial e a expansão da conectividade digital global. A continuação dos lançamentos do Projeto Kuiper promete não apenas avançar a tecnologia espacial, mas também transformar a forma como a internet é acessível em todo o mundo.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)