
São Paulo — InkDesign News — Com a escassez de profissionais em segurança cibernética, a MyComputerCareer propõe uma solução inovadora: capacitar veteranos militares para carreiras na área de cibersegurança e certificações de TI.
Vetor de ataque
O mercado de cibersegurança enfrenta uma crescente demanda por talentos especializados, conforme evidenciado pelo estudo da ISC2 Cybersecurity Workforce Study. Entre os principais desafios, destaca-se a falta de formação direcionada e experiência prática entre muitos veteranos que buscam transitar para carreiras de cibersegurança, resultando em capacitações inadequadas para suprir a demanda atual.
Impacto e resposta
Os resultados da pesquisa mostram que quase 60% dos profissionais acreditam que lacunas de habilidade impactaram significativamente a segurança de suas organizações. Mesmo com um número crescente de ameaças cibernéticas, como ataques de ransomware e phishing, as empresas estão reduzindo contratações e investimentos em desenvolvimento profissional das equipes de segurança.
“Muitos membros das forças armadas têm habilitações de segurança e uma compreensão profunda da segurança operacional, que são incrivelmente valiosas.
(“Many service members have security clearances and a deep understanding of operational security, which are incredibly valuable.”)— Grant Gibson, Instrutor Principal, MyComputerCareer
Análise e recomendações
A necessidade urgente de formar uma força de trabalho diversificada e qualificada em cibersegurança é clara. Programas como o da MyComputerCareer, focados especificamente em veteranos, oferecem trilhas de certificação que podem ser completadas em um período médio de seis a dez meses. Com cursos como o Cyber Warrior Program, os alunos são preparados para posições como analistas de SOC (Security Operations Center) e NOC (Network Operations Center), além de adquirir até 14 certificações de grandes fornecedores como Microsoft e CompTIA.
As organizações devem aproveitar a formação técnica e as habilidades interpessoais que os veteranos trazem, investindo em programas que adaptem suas experiências anteriores às demandas atuais do mercado de cibersegurança. Com um aumento das ameaças e um mercado cibernético em constante evolução, a mitigação dessas lacunas de habilidades deve ser uma prioridade.
Com a crescente escassez de cibersegurança, espera-se que iniciativas como a da MyComputerCareer se expandam, oferecendo uma estrutura sólida para veteranos e contribuindo para um fortalecimento geral da segurança das organizações.
Fonte: (Dark Reading – Segurança Cibernética)