Meta construirá data center de IA de 5GW com foco em sustentabilidade

São Paulo — InkDesign News —
Meta está construindo seu data center Hyperion, que deve fornecer cinco gigawatts (GW) de poder computacional para seu novo laboratório de IA, conforme anunciou o CEO Mark Zuckerberg. Este movimento destaca a crescente importância da sustentabilidade na infraestrutura tecnológica.
Tecnologia renovável
Com a meta de desenvolver um supercluster de 1 GW, chamado Prometheus, até 2026, Meta se posiciona como uma das primeiras empresas de tecnologia a alcançar tal escala. Este projeto visa fornecer a capacidade necessária para treinar modelos de IA de última geração, essenciais na competição com empresas como OpenAI e Google DeepMind.
“Hyperion terá um tamanho suficiente para cobrir a maior parte de Manhattan.”
(“Zuckerberg said Hyperion’s footprint will be large enough to cover most of Manhattan.”)— Mark Zuckerberg, CEO, Meta
O data center não apenas representa um investimento em tecnologia renovável, mas também levanta questões sobre o consumo de energia e recursos hídricos nas comunidades vizinhas, como observado em projetos semelhantes.
Redução de CO₂
A construção desse data center é parte de um esforço mais amplo para reduzir a pegada de carbono da indústria tecnológica. Especialistas projetam que os data centers possam representar 20% do consumo de energia dos EUA até 2030, um aumento significativo em relação aos 2,5% registrados em 2022. Por isso, é fundamental que haja um aumento na produção de energia sustentável.
“A IA transforma eletricidade na ‘saída mais valiosa imaginável: inteligência’.”
(“He noted that AI transforms electricity into the “most valuable output imaginable: intelligence.”)— Chris Wright, Secretário de Energia dos EUA
As operações em larga escala, como a do Hyperion, precisam ser balanceadas com a necessidade de recursos hídricos das comunidades adjacentes. Projetos semelhantes levaram a secas em áreas ao redor de data centers, o que evidencia a urgência em encontrar soluções sustentáveis.
Casos de uso
Além de Meta, outras empresas também estão expandindo suas capacidades de data center. A CoreWeave planeja uma expansão que pode dobrar as necessidades elétricas de uma cidade no Texas. Esses casos colocam em evidência a necessidade de um planejamento energético adequado que considere o impacto ambiental das operações.
Como a demanda por energia e o crescimento da infraestrutura de IA continuam a aumentar, os estúdios e órgãos reguladores devem se adaptar rapidamente para evitar sobrecargas no sistema elétrico. A mudança em políticas de energia renovável e o investimento em novas fontes são imperativos para garantir a sustentabilidade a longo prazo.
Fonte: (TechCrunch – Climate / GreenTech)