
São Paulo — InkDesign News — A Jio Platforms, braço digital do conglomerado indiano Reliance Industries, acaba de lançar um novo gadget que promete transformar a forma como os usuários interagem com suas TVs. O JioPC é uma solução que visa oferecer uma experiência de desktop virtual diretamente nas televisões dos indianos, almejando atingir milhões de usuários em um mercado onde a penetração de PCs é ainda baixa.
Lançamento
O JioPC é um serviço baseado em nuvem que permite aos usuários acessar um desktop virtual através do set-top box da Jio. Este dispositivo pode ser adquirido por ₹5,499 (cerca de $64) ou é disponibilizado gratuitamente como parte do serviço de banda larga residencial da operadora. Neste momento, o serviço está em fase de teste gratuito e disponível por meio de uma lista de espera.
“Você precisa convencer as pessoas de que ainda é possível usar um PC na sua TV usando o set-top box.”
— Tarun Pathak, Diretor de Pesquisa, Counterpoint
Design e construção
O JioPC conecta-se à TV e permite a utilização de teclado e mouse, que devem ser adquiridos separadamente. A plataforma oferece suporte para o software livre LibreOffice, previamente instalado, enquanto o acesso aos aplicativos do Microsoft Office é feito através de navegadores. No entanto, o gadget ainda apresenta algumas limitações, como a falta de compatibilidade com periféricos externos, como câmeras e impressoras.
Performance
Apesar das limitações atuais, o potencial do JioPC é destacado por analistas do setor. Com cerca de 70% dos lares indianos possuindo uma TV, mas apenas 15% tendo um PC, a Jio Platforms tem uma oportunidade significativa de expandir sua base de usuários, que já conta com mais de 488 milhões de clientes.
“O sucesso dependerá da execução — especialmente em abordar lacunas de conectividade e a alfabetização digital.”
— Prabhu Ram, Vice-Presidente, CyberMedia Research
Como o mercado de DTH (direto para casa) está encolhendo, a Jio pode utilizar o JioPC para alcançar usuários em áreas mais rurais e de baixa renda. O mercado global de PCs experimentou um aumento de 8% nas remessas no primeiro trimestre deste ano, mas a penetração em dispositivos de computação permanece baixa na Índia. Para competir efetivamente, a Jio precisa formar parcerias com desenvolvedores e provedores de soluções de produtividade para agregar valor ao serviço.
A data de disponibilidade para o serviço ainda não foi anunciada oficialmente, mas o apelo do JioPC para as classes média e baixa pode indicar um futuro promissor no diversificado mercado indiano.
Fonte: (TechCrunch – Gadgets & Consumer Tech)