- Publicidade -
- Publicidade -
Robótica & Automação

Robôs na RoboCup2024 avançam em desafios diários

- Publicidade -
- Publicidade -

Eindhoven, Países Baixos — InkDesign News — Robôs autônomos avançados, sistemas de manipulação e tecnologias de navegação são protagonistas da RoboCup2024, evento focado em pesquisa e inovação em robótica e automação industrial e doméstica.

Tecnologia aplicada

Na liga RoboCup@Work, robôs enfrentam desafios de navegação autônoma e manipulação de objetos em ambientes de trabalho simulados. O teste avançado inclui evitar áreas demarcadas por fita de segurança no chão e posicionar objetos com precisão em slots específicos para garantir o sucesso da operação. Um destaque é o mecanismo de preensão desenvolvido pela equipe MiRobot da University of New South Wales, que utiliza mandíbulas lineares para maior confiabilidade na captura de objetos redondos, aumentando a eficiência da manipulação.

Na liga Middle Size Soccer League (MSL), robôs autônomos de até 40 kg usam sensores embarcados para desempenho em partidas de futebol. O controle e a cooperação entre múltiplos agentes são a ênfase dos desenvolvimentos recentes, com melhorias nos sistemas de comunicação, detecção e arquitetura de código, facilitando o desenvolvimento colaborativo e estável dos robôs.

Na liga RoboCup@Home, robôs para assistência doméstica utilizam câmeras RGBD, LIDARs, e rodas omnidirecionais com suspensão independente para mobilidade eficiente em ambientes irregulares. O robô desenvolvido pela equipe LAR@Home possui um torso que alcança objetos a até um metro de distância, inspirado por estudos com profissionais de saúde para reduzir riscos de queda em idosos.

Desenvolvimento e testes

No RoboCup@Work, oito equipes testam navegação autônoma em arenas com obstáculos e inserção precisa de objetos. O uso de sensores e algoritmos para evitar áreas proibidas demonstra avanços na autonomia dos robôs em ambientes industriais complexos.

No MSL, nove equipes competem com robôs autônomos para partidas similares ao futebol, utilizando visão computacional econômica e hardware customizado baseado em chassis reutilizados. Esta abordagem busca a otimização de custo sem perder a funcionalidade essencial.

No RoboCup@Home, o desafio “stickler for the rules” testa a capacidade do robô em monitorar regras de comportamento em um ambiente doméstico simulando uma festa, com autonomia para detectar e corrigir situações como presença em cômodos proibidos, ausência de bebidas nas mãos e lixo no chão, utilizando sensores multimodais e comunicação por voz.

Impacto e aplicações

Os desenvolvimentos observados em RoboCup2024 demonstram o potencial das tecnologias robóticas para automação industrial, assistência pessoal e serviços domésticos. Robôs com sensores avançados, atuadores precisos e algoritmos robustos contribuem para aumentar a segurança, eficiência operativa e acessibilidade de tarefas complexas em ambientes reais. Próximos passos incluem a introdução de sub-leagues para novas equipes, refinamentos em confiabilidade e integração sensorial, e a expansão da cooperação multi-robôs.

Saiba mais sobre robótica em Robótica e Automação.

“Temos mandíbulas flexíveis que, ao agarrar objetos redondos, puxam diretamente o objeto para dentro. Como usa um movimento linear, comparado a muitas outras mandíbulas rotativas, tem muito mais confiabilidade para pegar objetos.”
(“It has good flexible jaws, so when it grabs round objects it actually pulls the object directly into it. Because it uses a linear motion, compared to a lot of other rotating jaws, it has a lot better reliability for picking up objects.”)

— Equipe MiRobot, University of New South Wales

“Nosso robô é muito barato em comparação com outras equipes. Usamos muitos chassis antigos, e nossas soluções sempre buscam o custo mais baixo possível. Nosso sistema de visão, por exemplo, custa cerca de 70 a 80 dólares.”
(“Our robot is actually very cheap compared to other teams. We use a lot of old chassis, and our solutions always go to the lowest cost possible. Some teams have multiple thousand dollar robots, but, for example, our vision system is around $70-80.”)

— António Ribeiro, Team LAR@MSL, Universidade do Minho

“Desenvolvemos um torso que pode pegar objetos do chão a um metro de distância do robô, inspirado pelos principais problemas enfrentados por pessoas idosas, como lesões ao se sentar, levantar ou pegar algo do chão.”
(“We developed a torso that can pick objects from the floor one metre away from the robot, inspired by main injury sources elderly people face when sitting down, standing up or picking something up.”)

— Tiago, Team LAR@Home

Fonte: (Robohub – Robótica & Automação)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!