
São Paulo — InkDesign News — A indústria de games está em ebulição após a recente demissão dos cofundadores da Unknown Worlds, criadores de Subnautica. A mudança de liderança levanta preocupações sobre o futuro do jogo, um dos mais aguardados pelos fãs da cultura geek.
Lançamento e features
O aguardado Subnautica 2 estava programado para entrar em acesso antecipado no Steam ainda este ano. Os cofundadores, Ted Gill, Charlie Cleveland e Max McGuire, foram removidos do comando do estúdio que fundaram há 20 anos. Steve Papoutsis, da Striking Distance Studios, assume a liderança em um momento crítico para o jogo, que promete uma experiência de exploração em um mundo submarino expansivo.
Cleveland expressou sua frustração em um post no Reddit: “Após todos esses anos, descobrir que não posso mais trabalhar na empresa que fundei é doloroso.” (“And after all these years, to find that I’m no longer able to work at the company I started stings.”)
— Charlie Cleveland, Cofundador, Unknown Worlds
Recepção e audiência
A comunidade de jogadores já demonstrou grande expectativa por Subnautica 2, que é um dos jogos mais desejados na plataforma Steam. A transição abrupta de liderança gerou alarmes entre os fãs, que destacaram a relevância da visão original do jogo para seu sucesso. Em comunicação oficial, a Krafton declarou que “buscou manter os cofundadores envolvidos no desenvolvimento do jogo,” mas a expectativa agora é de que o novo time busque um “processo de revisão” que leve em conta as expectativas dos jogadores.
A Krafton se comprometeu a avaliar regularidade e progresso nas diferentes etapas de desenvolvimento: “Essas avaliações, baseadas em métricas e metas claramente definidas, ajudam a garantir que os jogos atendem tanto padrões criativos quanto de qualidade.” (“As part of its oversight, Krafton is committed to achieving regular milestones to assess progress across its creative studios.”)
— Krafton, Publisher
Tendências e mercado
A mudança nos níveis executivos na Unknown Worlds reflete uma tendência crescente na indústria de jogos, onde aquisições resultam em alterações drásticas em estruturas criativas, levantando questionamentos sobre a efetividade do trabalho colaborativo. Cleveland mencionou um desentendimento fundamental sobre a estratégia de lançamento, sugerindo que havia uma divisão entre “lançar rapidamente para feedback” e “esperar até 2026 para um lançamento completo.”
Com o aumento de jogos multiplayer e de sobrevivência, o mercado demanda conteúdo que se adapte rápido às preferências dos usuários. A decisão sobre quando lançar Subnautica 2 pode definir seu impacto no setor.
Nos próximos meses, as expectativas giram em torno das atualizações e do possível lançamento em acesso antecipado, que, se precedido por uma análise crítica e fundamentada, pode ser um divisor de águas no gênero de simulação de sobrevivência.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)