
Localidade — InkDesign News — Düsseldorf se destacou recentemente com a Dokomi, uma convenção anual dedicada a anime e entretenimento japonês, com foco especial em cosplay. Este evento atraiu a atenção de fãs de games e cultura geek, oferecendo uma plataforma sólida para a expressão criativa dos participantes.
Lançamento e features
O evento apresentou uma variedade impressionante de cosplays de títulos populares, como League of Legends, Elden Ring e Resident Evil. Além dessas referências clássicas, também foram vistos cosplays de obras menos representadas, como Hell’s Paradise: Jigokuraku e Love And Deepspace. Assim, a convenção se firmou como um espaço para inovação no universo cosplay, evidenciando também a presença de Clair Obscur com um excepcional traje de Sciel.
Recepção e audiência
A Dokomi recebeu milhares de visitantes, reforçando seu status como um dos principais eventos de cultura geek da Europa. A diversidade de cosplays apresentados gerou grande engajamento nas redes sociais, com usuários compartilhando fotos e vídeos que capturaram a essência do evento. “Este é um espaço onde todos podem ser quem realmente são” (This is a space where everyone can be who they truly are), disse um dos organizadores, que preferiu não se identificar.
“Eu adorei ver a variedade de personagens representados aqui”
(“I loved seeing the variety of characters represented here”)— Mineralblu, Fotógrafo
Tendências e mercado
A crescente popularidade de eventos como a Dokomi também reflete uma tendência de aumento no engajamento com cosplay e cultura anime, que continua a atrair novos públicos. Plataformas como Twitch e YouTube estão repletas de transmissões ao vivo e conteúdo gerado por usuários, aumentando ainda mais a audiência. Com a expansão do mercado, espera-se um crescimento contínuo, com mais estúdios investindo em novos títulos inspirados nessa cultura.
Nos próximos meses, diversas convenções de games e cosplay estão programadas, além de DLCs (conteúdos adicionais) para títulos populares, prometendo um impacto significativo na indústria. Com a nova geração de consoles e o advento de novas tecnologias de realidade aumentada, o setor de jogos está prestes a passar por uma revolução interessante.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)