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Cultura Tech & Geek

Venda de EVs nos EUA promete grandes ofertas para gadgets

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São Paulo — InkDesign News — A nova legislação que extingue o crédito fiscal de até US$ 7.500 para a compra de veículos elétricos nos Estados Unidos representa um ponto de virada significativo para o setor automotivo e as iniciativas de energia limpa. O prazo para agir está se esgotando rapidamente.

Contexto e lançamento

A aprovação do que foi chamado de “One Big Beautiful Bill” pelo presidente Donald Trump representa uma mudança drástica em relação às políticas anteriores promovidas pela Lei de Redução da Inflação. Desde a sua implementação, os incentivos à compra de veículos elétricos contribuíram para o aumento substancial das vendas e da produção desses veículos no mercado norte-americano. Agora, com o encerramento previsto para 30 de setembro de 2025, as possibilidades de acesso a essa vantagem financeira diminuem rapidamente.

Design e especificações

A proposta original que visava a manutenção do crédito de imposto para veículos elétricos estava associada a um cronograma de transição mais gradual, com expectativas de uma fase de seis meses para a sua dissolução. Contudo, a versão final da legislação implementa mudanças drásticas que não apenas afetam o crédito fiscal, mas também desmantelam regulamentos críticos como os padrões de Economia de Combustível (CAFE) que forçavam fabricantes a avançarem na produção de veículos elétricos.

A nova lei “acaba com a pressão financeira sobre os fabricantes, que anteriormente enfrentavam multas por não cumprirem as metas de eficiência de combustível.”
(“The new law effectively guts the federal Corporate Average Fuel Economy (CAFE) standards by reducing the penalties for noncompliance to zero.”)

— Especialista em Políticas Ambientais

Repercussão e aplicações

A eliminação do crédito de US$ 7.500 para novos veículos e de US$ 4.000 para usados não afeta apenas os consumidores, mas também impacta diretamente a receita de fabricantes como a Tesla, que dependiam da venda de créditos para aumentar suas margens de lucro. Além disso, a revogação das isenções da EPA para estados como a Califórnia, que impôs padrões de emissões mais rigorosos, enfraquece as iniciativas de redução de emissões em diversas regiões do país.

“A era dos veículos elétricos subsidiados pelo governo federal está chegando ao fim de forma abrupta.”
(“the era of federally subsidized electric vehicles is coming to a very abrupt end.”)

— Analista de Energia Limpa

O panorama atual aponta para uma diminuição do incentivo à adoção de tecnologias limpas e à inovação no setor automotivo. Com a crescente pressão sobre as normas de emissões e a ausência de subsídios, as futuras inovações na área de energia limpa certamente enfrentarão novos desafios.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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