
São Paulo — InkDesign News — A cultura geek e os games estão em constante evolução, e a recente mudança na liderança da Unknown Worlds, desenvolvedora do aguardado Subnautica 2, levanta questões sobre o futuro do título e o impacto dessa transição no universo dos e-sports.
Lançamento e features
Subnautica 2 está previsto para lançamento em acesso antecipado em breve, mas as saídas de figuras-chave como Charlie Cleveland, Ted Gill e Max McGuire da desenvolvedora Unknown Worlds têm causado alvoroço na comunidade gamer. A mudança na liderança foi oficializada pela Krafton, que contratou Steve Papoutsis como novo CEO, com o objetivo de “priorizar o ritmo do desenvolvimento e entregar a melhor experiência possível para os fãs” (“prioritize development momentum and delivering best possible fan experience for [the] long-anticipated Subnautica 2 launch.”).
Os rumores sobre a introdução de um modelo de jogo como live-service para a sequência geraram críticas consideráveis, mas foram rapidamente negados pela equipe de desenvolvimento.
Recepção e audiência
O primeiro Subnautica foi um sucesso estrondoso, conquistando uma base sólida de fãs e acumulando milhões de horas de jogo. A receita do estúdio aumentou significativamente desde sua aquisição pela Krafton em 2021, e o novo CEO enfatizou que “não há nada mais importante do que a experiência do jogador” (“There is nothing more important than the gamer experience.”) — CH Kim, CEO, Krafton.
O impacto do atraso no lançamento do jogo poderia desviar os jogadores e a comunidade em busca de novas experiências. Além disso, as métricas de desempenho e a entrega em prazos são agora prioridades para a Krafton, que prometeu revisões regulares de progresso em todas as suas unidades criativas.
Tendências e mercado
A saída dos fundadores coincide com um forte desejo da Krafton de acelerar o desenvolvimento, possivelmente devido à crescente pressão da indústria por lançamentos mais rápidos. A preferência da Krafton por verificar o andamento do projeto contrasta com a abordagem de mais liberdade criativa que existia antes. “Parte de sua supervisão envolve alcançar marcos regulares para avaliar o progresso” (“As part of its oversight, KRAFTON is committed to achieving regular milestones to assess progress across its creative studios.”) — Krafton, Comunicação Oficial.
Com grandes expectativas em torno do lançamento, o desenvolvimento do Subnautica 2 pode moldar a forma como jogos de sobrevivência e exploração são abordados pela indústria, especialmente ao considerar o impacto de um modelo de acesso antecipado no feedback da comunidade.
Os próximos eventos e lançamentos relacionados ao Subnautica 2 devem ser monitorados de perto, pois podem determinar a direção do jogo e, por conseguinte, influenciar as dinâmicas de mercado dos jogos independentes.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)