- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Segurança Cibernética

Ciberataque FileFix permite execução de scripts maliciosos

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — As táticas de engenharia social utilizadas por criminosos cibernéticos estão se aperfeiçoando, permitindo que eles manipulem suas vítimas a salvar e renomear arquivos, potencialmente comprometendo a segurança de sistemas corporativos.

Vetor de ataque

Os ataques recentes têm explorado vulnerabilidades de engenharia social, onde os invasores persuadem usuários a realizar ações que comprometem suas próprias segurança. Tais artifícios incluem o envio de e-mails que solicitam a execução de scripts maliciosos disfarçados de documentos legítimos. Neste contexto, a mudança de nome dos arquivos é uma estratégia que visa encobrir sua verdadeira natureza e incentivar a execução inadvertida.

Impacto e resposta

Esses ataques podem resultar em infiltrações graves, permitindo que os invasores não só acessem dados sensíveis, mas também se movam lateralmente dentro das redes comprometidas. O impacto é ampliado caso a exploração utilize falhas conhecidas, como as associadas a CVEs (Common Vulnerabilities and Exposures) não corrigidas. Organizações devem estar cientes de que um único erro de um funcionário pode resultar em um domínio completo do sistema por atacantes.

“Com o uso de táticas de engenharia social, os atacantes conseguem persuadir as vítimas a agirem contra seus próprios interesses de segurança.
(“By using social engineering tactics, threat actors are able to manipulate their victims into saving and renaming files that will backfire against them.”)

— Especialista em Segurança, InkDesign

Análise e recomendações

Para mitigar essas ameaças, recomenda-se que as empresas implementem treinamentos regulares sobre identificação de tentativas de engenharia social, além de políticas rígidas de segurança de informações. O uso de soluções robustas de antimalware e firewalls deve ser considerado para barrar a execução de scripts maliciosos. A realização de auditorias de segurança frequentes e testes de penetração também pode ajudar a identificar vulnerabilidades antes que sejam exploradas.

Os profissionais de segurança precisam permanecer vigilantes, já que a evolução das técnicas de ataque se intensifica constantemente. Novas atualizações e metodologias devem ser adaptadas para confrontar essa ameaça em rápida mudança.

Fonte: (Dark Reading – Segurança Cibernética)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!