
São Paulo — InkDesign News — O lançamento do aplicativo ICEBlock está mudando a dinâmica do debate sobre imigração nos Estados Unidos. Permite que os usuários relatem a localização de agentes do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Aduanas) em suas comunidades, provocando reações acaloradas entre defensores e opositores das políticas de imigração.
Contexto e lançamento
A ICEBlock foi desenvolvida por Joshua Aaron, um programador que se propôs a criar uma ferramenta para resistir ao aumento das deportações nos Estados Unidos, especialmente em Los Angeles, onde ações enérgicas por parte de agentes do ICE têm sido frequentes. Desde seu lançamento, o aplicativo ascendeu ao topo da App Store da Apple, impulsionado em parte pela cobertura midiática e reações de figuras políticas, incluindo o ex-presidente Donald Trump, que criticou o aplicativo em um evento recente.
Design e especificações
O ICEBlock é projetado para ser intuitivo, com uma interface que permite o envio rápido de locais onde os agentes estão operando. A proposta é dar aos cidadãos uma ferramenta para se protegerem e se organizarem contra as ações das autoridades. Através de notificações em tempo real, o aplicativo visa informar sobre a movimentação de agentes, gerando um espaço de resposta comunitária a essas operações.
Repercussão e aplicações
A reação à ICEBlock foi imediata e polarizadora. No comando de segurança interna do país, o clima não é de celebração, mas de animosidade. O ex-secretário de Segurança Interna, Kristi Noem, foi enfática ao afirmar:
A mensagem que estamos transmitindo é que o que eles estão fazendo é ilegal e que vamos atrás deles para processá-los.
(“Because what they’re doing, we believe, is illegal.”)— Kristi Noem, ex-secretária de Segurança Interna, EUA
Além disso, o ICE, através de seu diretor interino, Todd M. Lyons, classificou o aplicativo como “imprudente e irresponsável”, afirmando que está colocando as vidas dos agentes em risco:
É nauseante anunciar um aplicativo que coloca uma marca nas costas dos oficiais da lei federal.
(“Advertising an app that basically paints a target on federal law enforcement officers’ backs is sickening.”)— Todd M. Lyons, Diretor Interino, ICE
A comunidade de tecnologia e os defensores dos direitos civis veem o aplicativo como uma conquista em termos de transparência e empoderamento, criando uma nova forma de denunciar ações consideradas abusivas.
À medida que o debate sobre imigração e direitos civis continua a evoluir, o ICEBlock pode se tornar um importante recurso para aqueles que se opõem às políticas do governo atual. É um exemplo claro de como a tecnologia está moldando a conversa sobre temas sociais importantes.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)