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Cultura Tech & Geek

The Alters revela erro em IA no PS5, impacto na comunidade

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São Paulo — InkDesign News — A recente polêmica envolvendo o jogo The Alters, um simulador de gerenciamento de sobrevivência sci-fi, lançou luz sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) na indústria de games. O incidente gerou debates acalorados sobre a integridade criativa e a ética na utilização de tecnologia em narrativas interativas.

Lançamento e features

Lançado em junho pela 11 Bit Studios, The Alters envolveu os jogadores em uma instalação de pesquisa povoada por clones. O jogo é elogiado por suas interações de personagens e a mecânica de gerenciamento típica do gênero. Entretanto, uma situação controversa surgiu quando uma captura de tela mostrando uma mensagem que parecia ter sido gerada por IA começou a circular nas redes sociais. A desenvolvedora esclareceu: “Isso nunca foi um plano de ser parte do lançamento final” (“This was never intended to be a part of the final release”).

“Isso nunca foi um plano de ser parte do lançamento final”
(“This was never intended to be a part of the final release.”)

— 11 Bit Studios

Recepção e audiência

“Claro, aqui está uma versão revisada focando puramente em dados científicos e astronômicos”
(“Sure, here’s a revised version focusing purely on scientific and astronomical data.”)

— Mensagem de terminal em The Alters

Tendências e mercado

A questão do uso de IA nos games está se tornando um tema cada vez mais debatido. Uma pesquisa recente da GDC indicou que ferramentas de IA estão sendo integradas em estúdios de maneira crescente, levantando preocupações sobre o futuro do trabalho criativo na indústria. A 11 Bit Studios defendeu que a maior parte do texto do jogo, cerca de 3,4 milhões de palavras, era original, com apenas 0,3% envolvendo conteúdo gerado por IA. “Sei que foi usado ali, de forma voluntária, como posso saber que não foi usado em partes que nunca saberemos?” questionou um artista.

“Sei que foi usado ali, de forma voluntária, como posso saber que não foi usado em partes que nunca saberemos?”
(“If I know it was used there, willingly, how do I know it’s not used in parts we can’t ever know about?”)

— aurahack, artista

Com o cenário de desenvolvimento de jogos em constante evolução, o impacto deste caso pode influenciar futuras produções, ao mesmo tempo que muitos aguardam ansiosamente por novos lançamentos e DLCs que abordem a temática da IA de maneira ética e transparente.

Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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