
São Paulo — InkDesign News — A empresa japonesa de transporte marítimo Nippon Yusen Kabushiki Kaisha, conhecida como NYK Line, está adquirindo a plataforma alemã de pagamentos salariais para trabalhadores marítimos, Kadmos, em uma estratégia para ampliar seus serviços de fintech no setor marítimo.
Rodada de investimento
As partes não revelaram os termos financeiros da aquisição, a qual deve ser concluída nas próximas semanas. Fundada em 2021 por Justus Schmueser e Sasha Makarovych, a Kadmos tem como objetivo fornecer opções acessíveis e transparentes para transferências de salários internacionais voltadas a trabalhadores marítimos.
— Sasha Makarovych, Co-fundador, Kadmos
Em 2019, a NYK lançou a plataforma de serviços financeiros MarCoPay em Manila, oferecendo empréstimos e seguros para trabalhadores marítimos filipinos e suas famílias. A empresa já colabora com armadores e empresas de gestão de navios, possuindo licença como Emissora de Dinheiro Eletrônico (EMI) concedida pelo banco central filipino.
API e integração
A aquisição da Kadmos faz parte do plano da NYK de expandir seus negócios de pagamentos digitais para além das Filipinas. A intenção é incorporar a plataforma da Kadmos ao MarCoPay, oferecendo soluções de folha de pagamento para trabalhadores de todas as nacionalidades.
— Sasha Makarovych, Co-fundador, Kadmos
A Kadmos pretende expandir suas funcionalidades além dos pagamentos salariais, incluindo pagamentos B2B transfronteiriços e cartões corporativos. A empresa visa também atender a indústria de cruzeiros, oferecendo serviços financeiros adicionais para armadores e navegadores através da parceria com a NYK.
Regulação
O time da Kadmos seguirá na empresa, com algumas adaptações na estrutura de gestão. Makarovych destaca que a plataforma se diferencia das demais devido a sua abordagem completa, permitindo operações totalmente sem dinheiro a bordo, com dispositivos de ponto de venda virtuais e transferências entre pares. “Nossos cartões são não personalizáveis e têm ampla aceitação, permitindo que os armadores implementem a Kadmos rapidamente e sem complicações logísticas”, explica.
A Kadmos levantou recentemente uma rodada de Série A no valor de $29,5 milhões em 2022, totalizando $38 milhões em capital. A empresa atende atualmente mais de 40 clientes corporativos.
Os próximos passos da Kadmos incluem a consolidação da sua integração com a NYK e o lançamento de novas funcionalidades voltadas para a experiência dos usuários no setor marítimo.
Fonte: (TechCrunch – Fintech & Pagamentos)