
São Paulo — InkDesign News — A Microsoft prepara uma nova era para sua marca Xbox, com um enfoque tirando proveito do design de dispositivos inspirados em PC, potencializando uma integração mais fluida entre consoles e uma variedade de jogos já disponíveis em plataformas tradicionais.
Contexto e lançamento
A revelação feita pela presidente da Xbox, Sarah Bond, de que a empresa está desenvolvendo uma sequência do Xbox Series X apresenta uma mudança significativa na abordagem da Microsoft em relação ao mercado de jogos. Historicamente, a linha Xbox foi caracterizada por consoles de jogos clássicos, mas agora, a companhia parece disposta a expandir sua presença para um ecossistema repleto de dispositivos interconectados e otimizados para a experiência de jogo.
Design e especificações
Os novos dispositivos serão equipados com processadores projetados pela AMD, que incluem chips derivados da microarquitetura Zen 5. Essa escolha não é surpreendente, uma vez que as atuais consoles Xbox Series X e S já utilizam tecnologia similar. Bond menciona que esses novos aparelhos terão um “ecossistema Xbox” que não estará restrito a uma única loja ou dispositivo. Isso implica a possibilidade de jogar títulos de plataformas como Steam e Epic Games Store no Xbox, um movimento que poderia redefinir a dinâmica da experiência de jogo.
“Essa nova versão do Windows 11 reduz uma série de tarefas em segundo plano que normalmente prejudicam o desempenho dos jogos, colocando-os em evidência—tudo gira em torno do aplicativo Xbox.”
(“This new version of Windows 11 dials back a whole slew of background tasks that would normally hinder gaming performance and puts the games front and center—all revolving around the Xbox app.”)— Sarah Bond, Presidente, Xbox
Repercussão e aplicações
Essa abordagem é uma resposta às mudanças no mercado, onde o foco em serviços como Game Pass se tornou uma prioridade para a Microsoft. Apesar de a companhia haver investido maciçamente na aquisição da Activision Blizzard, o crescimento da base de assinantes de Game Pass estagnou, destacando a necessidade de diversificação da oferta. A reação da comunidade gamer reflete um misto de ceticismo e expectativa, questionando se a integração dos jogos no Xbox será satisfatória e como a mudança afetará o ecossistema atual.
“Vamos garantir que a experiência Xbox seja uniforme em todos os dispositivos que usam o grande logotipo ‘X’.”
(“We want to make the Xbox experience uniform across all devices bearing the big ‘X’ logo.”)— Phil Spencer, Chefe, Xbox
Enquanto a Microsoft se prepara para expandir o que entendemos por “console”, as próximas inovações prometem trazer um software otimizado, o que pode solidificar a posição da empresa em um mercado altamente competitivo.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)