Amazon amplia Prime Day, mas não melhora a experiência de gadgets

São Paulo — InkDesign News —
O Amazon Prime Day, tradicional evento de compras da gigante de e-commerce, se transforma em “Semana Prime” com a ampliação de ofertas para quatro dias, revelando uma nova dinâmica no cenário das vendas online e estratégias de consumo. Este ano, consumidores se preparam para um festival de descontos que promete rivalizar até mesmo com o Black Friday.
Contexto e lançamento
Desde seu início em 2015 como um evento único de 24 horas, o Prime Day evoluiu para uma série de vendas sem precedentes. A experiência foi ampliada em 2017 para duas datas, e continua a se expandir, agora com promoções exclusivas para membros Prime. Essa mudança, no entanto, levanta questões sobre a transparência dos descontos, uma vez que muitos produtos costumam apresentar preços inflacionados antes do evento.
Design e especificações
Os novos “drops de ofertas temáticas”, que surgirãp a cada cinco minutos, estarão acessíveis apenas para assinantes Prime. Isso inclui marcas renomadas como Samsung, Kiehl’s e Levi’s. A lógica da promoção parece favorecer a urgência de compras, com um design de interface que continua a ser criticado por sua opacidade.
“O bot não tem informações em tempo real sobre vendas ou descontos.”
(“I ask Rufus about past deals for the Meta Quest 3. The headset with 128GB of storage went on sale last July for $430 instead of $500, but the bot said it doesn’t ‘have real-time information on sales or discounts.’”)— Gizmodo
Repercussão e aplicações
Com a experiência de consumo se transformando em um evento prolongado, surgem preocupações sobre os efeitos desses novos dias de vendas sobre o comportamento de compra do consumidor. De acordo com reportagens, as vendas da última edição de julho e outubro estabeleceram novos recordes, mesmo sem especificar os valores. A análise sugere que, mesmo em meio a práticas comerciais questionáveis, a obsessão dos consumidores por preços baixos permanece intacta.
“A empresa alegou que os eventos de julho e outubro foram os maiores já registrados.”
(“claimed last year’s July and October events were its ‘biggest ever’ for those two dates.”)— Gizmodo
Observa-se, portanto, que as estratégias de descompressão do estoque tendem a se intensificar, com empresas estocando produtos mais antigos em função das novas promoções. Para o futuro, espera-se que essa prática continue a evoluir, resultando em ainda mais dias dedicados a vendas e ofertas que, apesar de sua aparência atrativa, podem não representar os melhores negócios.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)