Apple elogia desenvolvedores no WWDC 2025 em meio a desafios no e-commerce

São Paulo — InkDesign News — A Apple, durante seu evento WWDC 2025, focou em atualizações para sua plataforma de e-commerce, enquanto contendia com críticas sobre sua gestão de desenvolvedores e a performance do App Store.
Lançamento
A gigante de tecnologia aprofundou suas iniciativas em IA e omnichannel, mas não abordou adequadamente as questões debatidas nos últimos anos sobre os altos custos de comissões no App Store. A Apple lançou um novo aplicativo de jogos, mas enfatizou os benefícios ao consumidor, negligenciando o que isso significa para os desenvolvedores.
Integração
No evento, a Apple apresentou planos de integrar tecnologias de IA, como o uso do ChatGPT em aplicativos como Xcode e Image Playground. Essa abordagem visa aumentar a eficiência dos desenvolvedores e melhorar a experiência do usuário. Porém, a Apple permaneceu em silêncio sobre o estado da sua assistente virtual, a Siri, que teve suas atualizações adiadas.
“Este não é um aplicativo. É uma obra de arte.”
(“This is not an app. It’s a piece of art.”)— Allen Stone, Cantor
Performance
A empresa tentou manter o ânimo ao cantarem comentários positivos do App Store, mas muitos desenvolvedores se sentiram frustrados. A taxa de retenção de desenvolvedores permanece sob pressão devido a questões de pagamento e a falta de transparência. A Apple não fez menção às melhorias nas taxas de processamento e à recente decisão judicial que obriga a permitir métodos de pagamento alternativos.
“Sim, uma performance real!”
(“Yes, an actual performance!”)— Análise de evento
O armazenamento em cloud também não foi abordado, o que poderia ajudar desenvolvedores a otimizar suas operações. A Apple diversificou seu portefeuille de serviços financeiros mas ficou aquém de aprofundar a discussão sobre como isso afeta a performance de vendas, com muitos desenvolvedores ainda expressando dúvidas sobre o futuro do App Store.
Nos próximos passos, a Apple deve considerar melhores colaborações com provedores de IA e mais clareza em suas comissões, uma vez que seu histórico recente sugere uma necessidade urgente de reconciliação com os desenvolvedores de sua plataforma.
Fonte: (TechCrunch – Commerce & Retail Tech)