
São Paulo — InkDesign News — Em meio a um cenário de inovação constante, o lançamento de novos títulos para consoles mais antigos como o PlayStation 4 indica uma fusão entre nostalgia e a necessidade de adaptação do mercado de games. Em 2025, novos jogos para PS4 foram anunciados durante eventos como o Summer Game Fest.
Lançamento e features
LEGO Voyagers e LEGO Party. Além disso, a série Call of Duty manterá seu espaço no PS4 com o lançamento de Call of Duty: Black Ops 7. Isso é significativo, considerando que o PS4 foi lançado há quase 13 anos e está se tornando cada vez mais obsoleto.
Recepção e audiência
A presença de jogos novos no PS4 sugere que a base de usuários ainda é considerável. Muitos gamers ainda utilizam a plataforma, resultando na decisão de estúdios como a EA de criar portagens de títulos antes exclusivos de nova geração, como Star Wars Jedi: Survivor. De acordo com estimativas, há milhões de jogadores ainda ativos no PS4, o que viabiliza o investimento nos jogos.
“Esse fenômeno pode ser atribuído ao fato de que a evolução visual dos jogos não é tão drástica quanto em gerações anteriores.”
(“This phenomenon can be attributed to the fact that visual evolution of games isn’t as drastic as in past generations.”)— Analista de Jogos, InkDesign
Tendências e mercado
A persistência da produção de títulos para PS4 reflete uma mudança de mentalidade no setor de jogos. A inovação tecnológica reduz a diferença entre games de alta e baixa geração, com o desenvolvimento de títulos indie se tornando uma prática comum. Estúdios estão encontrando um caminho lucrativo nesse espaço, garantindo uma maior audiência e aumentando as vendas.
“Os desenvolvedores estão se adaptando ao que os gamers estão demandando: mais opções e acessibilidade.”
(“Developers are adapting to what gamers are demanding: more options and accessibility.”)— Especialista do Setor, InkDesign
Com eventos futuros como a E3 2025 e novos DLCs sendo anunciados, é provável que o suporte a consoles antigos continue. O impacto disso no mercado pode resultar em uma nova estratégia de negócios para jogos, priorizando a inclusão e a acessibilidade.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)