
São Paulo — InkDesign News — O projeto de trem de alta velocidade da Califórnia enfrenta sérios desafios desde sua aprovação em 2008, amplificados por um recente relatório da administração Trump que ameaça a continuidade do financiamento federal.
Contexto e lançamento
O projeto da Califórnia, inicialmente visto como uma esperança para o transporte público nos Estados Unidos, encontrou diversos obstáculos ao longo dos anos. Com o objetivo de conectar populações em crescimento, a obra, que já acumula atrasos significativos e críticas sobre a gestão financeira, chega a um ponto crítico. A nova administração do Departamento de Transporte dos EUA afirma que o projeto possui um caminho “não viável” para a conclusão, provocando uma resposta urgente das autoridades californianas.
Design e especificações
O investimento federal foi projetado para cobrir uma parte significativa do custo do trecho entre Merced e Bakersfield, que precisa de mais de US$ 7 bilhões para seguir em frente. O relatório recente criticou a Califórnia por não ter um plano claro para garantir esse financiamento adicional. A Califórnia já utilizou cerca de 82% de seus próprios recursos para o projeto, dependendo de subsídios federais para apenas 18%. O trecho atual de 119 milhas de ferrovia é um avanço tangível, apesar das críticas constantes que rotulam a construção de “trem para lugar nenhum”.
Repercussão e aplicações
A pressão do governo federal, especialmente sob a administração Trump, trouxe à tona tensões políticas sobre a execução do projeto. Em aparições públicas, o presidente mencionou que o custo do projeto é insustentável, dizendo que “este governo não vai pagar”. Essa narrativa ressoa entre vários críticos, inclusive nomes de destaque no setor de tecnologia como Elon Musk, que se opôs ao projeto desde o princípio. Apesar das dificuldades administrativas, comunidades ao longo do trajeto esperam um futuro econômico promissor com a finalização do trem de alta velocidade.
“Ainda estamos firmemente comprometidos em concluir o primeiro sistema de ferrovia de alta velocidade verdadeiro do país, conectando os principais centros populacionais do estado.”
(“We remain firmly committed to completing the nation’s first true high-speed rail system connecting the major population centers in the state.”)— Porta-voz, Autoridade de Ferrovia de Alta Velocidade da Califórnia
“A Califórnia enganou o contribuinte com seu investimento de US$ 4 bilhões, sem um plano viável para entregar mesmo esse segmento parcial a tempo.”
(“California ‘conned the taxpayer out of its $4 billion investment, with no viable plan to deliver even that partial segment on time.’”)— Relatório da Administração Federal de Ferrovias
À medida que a California High-Speed Rail Authority prepara sua resposta ao governo e suas ameaças, o futuro do projeto se torna cada vez mais incerto. No entanto, com a infraestrutura já em desenvolvimento, muitos acreditam que abandoná-la seria um desperdício inaceitável.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)