DHgate cresce entre apps de marketplace nos EUA com guerra comercial

São Paulo — InkDesign News — A escalada da guerra comercial entre EUA e China impulsionou o crescimento do e-commerce transfronteiriço, destacando o aplicativo chinês DHgate, que alcançou o terceiro lugar entre os apps gratuitos mais baixados na App Store dos EUA.
Lançamento
O aumento das tarifas de importação pela administração Trump, que cresceu 145%, gerou um movimento viral no TikTok, onde fabricantes chineses expuseram ao público americano o funcionamento do mercado global de luxo. Vídeos mostravam que bolsas, roupas e acessórios, usualmente atribuídos a produções europeias, são na verdade fabricados em fábricas chinesas antes de receberem rótulos de marcas renomadas. Este fenômeno levou a um aumento expressivo no interesse pelo app DHgate.
Performance
Antes dessa tendência, o DHgate estava na posição 352 entre os apps iOS gratuitos não relacionados a jogos. No domingo, 13 de abril, saltou para a 6ª posição e, no dia seguinte, alcançou o 3º lugar. Segundo a Appfigures, o aplicativo teve 35.400 instalações no sábado, um incremento de 56% comparado à média dos 30 dias anteriores. O público nos EUA foi responsável por 17.300 dessas instalações, quase o dobro da média local.
No domingo, os downloads subiram para 117.500 no iOS, um aumento de 732% na média, e 65.100 desses foram realizados nos EUA, representando um crescimento de 940%. Apesar do impacto das tarifas, o acesso direto ao comércio chinês através de DHgate e outras plataformas como Taobao, que também subiu ao top 10, tem fomentado o interesse dos consumidores americanos.
Integração
DHgate é descrito como uma plataforma de cross-border e-commerce que conecta consumidores e empresas a fornecedores chineses, oferecendo um catálogo com mais de 30 milhões de produtos em diversas categorias, incluindo eletrônicos, moda e beleza. A viralização das informações e a percepção sobre a origem dos produtos reforçam a dependência dos EUA na manufatura chinesa, apesar das tarifas comerciais.
“O maior amarelo os maiores fabricantes chineses começaram a explicar ao público americano como o mercado global de luxo realmente funciona.”
(“Chinese suppliers and manufacturers began making TikTok videos explaining to consumers how the global luxury goods market actually works.”)— Reportagem TechCrunch
“Muitas bolsas de luxo são fabricadas na China, mas as marcas adicionam seus rótulos e reaproveitam o produto na Europa para parecerem feitas na Itália ou França.”
(“The majority of the world’s luxury bags are made in China, but the bags are then sent to the brands’ factories in Europe, where the label is added and the bag is repackaged.”)— Criador de conteúdo, TikTok
Embora o uso desses aplicativos não zere o impacto das tarifas, ele é uma resposta à crescente imposição tarifária e à busca dos consumidores por fontes alternativas de produtos. Comunidades online, como o fórum r/DHgate no Reddit, auxiliam na identificação de produtos originais versus réplicas, criando um ecossistema de compra mais informado.
Os próximos passos para DHgate incluem a ampliação da oferta e parcerias para suportar o aumento da demanda nos EUA, enquanto a dinâmica da guerra comercial segue influenciando o comportamento do consumidor. O setor de commerce digital observa como esse cenário poderá moldar a relação entre varejo, manufatura e políticas tarifárias.
Fonte: (TechCrunch – Commerce & Retail Tech)