
Brasília — InkDesign News —
Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, que necessitam de atendimento especializado nas provas, devem fazer a solicitação no ato da inscrição entre 26 de maio e 6 de junho. Os dados são essenciais para garantir que todos tenham acesso às mesmas oportunidades educacionais.
Contexto educacional
O Enem é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo um método de avaliação fundamental para o desempenho escolar ao final da educação básica. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame tem ampliado o acesso à educação por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Indicadores atuais revelam que um número crescente de estudantes de diversas origens se inscreve anualmente, refletindo a importância do exame na formação de uma sociedade mais inclusiva.
Políticas e iniciativas
Conforme o edital do Enem 2025, é crucial que estudantes que necessitam de atendimento especializado informem a condição ao fazer a inscrição. As condições abrangem uma variedade de deficiências e situações, como “baixa visão; cegueira; deficiência auditiva; transtorno do espectro autista; e outros” (“low vision; blindness; hearing impairment; autism spectrum disorder; and others”). Para garantir o atendimento, o participante deve enviar documentação comprobatória, que precisa conter informações como o nome completo, diagnóstico e registro de um profissional habilitado.
“As regras do exame garantem que os recursos solicitados serão vistoriados pelo chefe de sala onde os participantes terão as provas aplicadas.”
(“The exam rules ensure that the requested resources will be inspected by the head of the room where participants will take the tests.”)— Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Desafios e perspectivas
Apesar dos avanços, o Enem enfrenta desafios relacionados à infraestrutura e desigualdade no acesso. A escassez de recursos em algumas regiões pode dificultar a implementação plena das políticas de atendimento. No entanto, há perspectivas otimistas com o contínuo investimento em tecnologia e formação de profissionais qualificados. A inclusão de recursos como “provas em braile; prova ampliada; e tempo adicional” (“braille tests; enlarged tests; and extra time”) representa uma avanço significativo para atender às necessidades de todos os estudantes, permitindo um ambiente de provas mais equitativo.
Os próximos passos envolvem a ampliação dos recursos oferecidos e a revisão contínua das políticas para assegurar que ninguém seja deixado para trás, especialmente em um exame tão determinante como o Enem.
Fonte: Agência Brasil – Educação