
Visa impulsiona agentes de IA integrados a pagamentos
São Francisco — InkDesign News — Pesquisas recentes em machine learning têm focado na integração de agentes de inteligência artificial (IA) com redes de pagamento para automatizar tarefas comerciais, promovendo um avanço na autonomia das assistentes virtuais.
Contexto da pesquisa
Pesquisas no campo da IA têm avançado além de chatbots, concentrando-se no desenvolvimento de agentes capazes de realizar compras e serviços complexos. A empresa Visa, líder em processamento de pagamentos, anunciou uma parceria com desenvolvedores importantes como Anthropic, Microsoft, OpenAI e Mistral para conectar sistemas de IA à sua rede de pagamentos.
Método proposto
Esses agentes, baseados em grandes modelos de linguagem (LLM), utilizam machine learning para compreender preferências do usuário e executar compras dentro de limites definidos pelo consumidor. A Visa trabalha para garantir segurança e autenticidade nas transações, integrando essas redes a plataformas de IA. “O problema dos pagamentos não é algo que as plataformas de IA possam resolver sozinhas” (“The payments problem is not something the AI platforms can solve by themselves”) — Jack Forestell, Diretor de Produto e Estratégia, Visa.
Resultados e impacto
Os agentes de IA, alimentados por dados históricos das transações de cartão de crédito dos usuários, podem oferecer recomendações personalizadas com base em preferências reveladas. “Quando geramos uma recomendação — por exemplo, ‘quais os melhores laptops?’ — podemos considerar outras transações realizadas e as preferências reveladas pelo usuário” (“When we generate a recommendation—say you’re asking, ‘What are the best laptops?’—we would know what are other transactions you’ve made and the revealed preferences from that”) — Dmitry Shevelenko, Diretor de Negócios, Perplexity.
Embora ainda em fase piloto, esses sistemas são avaliados em termos de usabilidade e segurança, com potencial de transformar tarefas rotineiras como compras regulares e reservas complexas em processos automáticos, respeitando limites de gastos definidos e mantendo o controle do consumidor.
Essas iniciativas abrem caminho para agentes de IA mais integrados ao comércio digital, fortalecendo a competitividade frente a gigantes como Amazon e Google, e sugerem um futuro em que a automação suportada por machine learning redefine a experiência de compra.
As pesquisas relacionadas podem ser acompanhadas em nossa cobertura sobre machine learning e deep learning.
Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)