- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Economia

Granja no RS inicia vazio sanitário após gripe aviária

- Publicidade -
- Publicidade -

Montenegro — InkDesign News — A granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, confirmou foco de gripe aviária e iniciará período de vazio sanitário a partir desta quinta-feira (22). Essa medida visa garantir a erradicação do vírus e a segurança do setor avícola na região.

Panorama econômico

O foco de gripe aviária registrado em Montenegro ocorre em um cenário marcado por desafios na agricultura, que ainda se recupera de eventos climáticos adversos e de pressões inflacionárias. A Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária anunciou a medida como parte do plano de contingência para evitar a disseminação da doença. A decisão de entrar em período de vazio sanitário é pautada por diretrizes nacionais, onde o prazo estipulado é fundamental para a sanidade da avicultura.

Indicadores e análises

De acordo com dados da Secretaria, o período de 28 dias é considerado equivalente a dois ciclos de incubação do vírus. “Este processo durou dois dias, e a partir daí iniciaram as lavagens dos aviários, dos ninhos, do galpão, entre outras estruturas,” explica Alessandra Krein, do Programa de Sanidade Avícola da Secretaria da Agricultura e Pecuária.

“A limpeza é muito importante para que os agentes químicos atuem nas estruturas limpas com maior eficácia, porque a maioria dos desinfetantes não vai conseguir agir de forma eficaz sem esta limpeza prévia”
(“Cleaning is very important so that chemical agents work on clean structures more effectively, as most disinfectants won’t act effectively without prior cleaning.”)

— Alessandra Krein, Médica Veterinária, Secretaria da Agricultura e Pecuária

Impactos e previsões

A retirada de aves e o processo de limpeza exigem não apenas tempo, mas afetam a produção local. “Este procedimento é essencial para que possamos assegurar que a infecção não se espalhe para outras granjas”, complementa Krein. O impacto econômico imediato pode incluir a redução na oferta de produtos avícolas. Especialistas acreditam que essa medida, embora drástica, pode ser vital para a recuperação da confiança do consumidor e a proteção da indústria avícola no longo prazo.

O monitoramento da situação continuará, com a expectativa de que o período de vazio sanitário resulte em uma avicultura mais segura e saudável na região. No entanto, as consequências econômicas são acompanhadas de perto, com a possibilidade de medidas adicionais caso novos focos de contaminação sejam identificados.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!