- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Economia

Argentina suspende compra de aves do Brasil com China e UE

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A Argentina suspendeu a importação de produtos avícolas do Brasil em 16 de setembro, após a confirmação de um caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul, efeito que reverbera também na China e na União Europeia.

Panorama econômico

O cenário global apresenta desafios significativos para a indústria avícola brasileira, cuja relevância é destacada pela importância das exportações de carne de frango. O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina determinou a suspensão da importação como medida preventiva, exigindo comprovação de que o Brasil está livre da gripe aviária. A União Europeia adotou um procedimento similar, paralisando a importação de carne de frango produzida no Brasil, culminando em um ambiente de incerteza para os mercados internacionais.

Indicadores e análises

Em 2024, o Brasil exportou 229,984 mil toneladas de carne de frango para os 27 países da União Europeia, totalizando US$ 655,320 milhões. Entretanto, com as suspensões em vigor, as vendas podem sofrer retrações significativas. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou que o foco na biossegurança é crucial: “Após a confirmação das autoridades brasileiras, a Senasa solicitou ao setor produtivo o reforço das medidas de biossegurança em seus estabelecimentos” (“After the confirmation from Brazilian authorities, Senasa requested the productive sector to reinforce biosecurity measures in their establishments”).

Impactos e previsões

As medidas de suspensão afetam diretamente a credibilidade da carne brasileira, além de comprometer a sustentabilidade financeira do setor avícola, especialmente no Rio Grande do Sul, o terceiro estado que mais exporta frango. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) expressou confiança nas tratativas que o Ministério da Agricultura está buscando para mitigar os impactos da situação: “Qualquer efeito decorrente da situação seja solucionado no menor prazo possível” (“any effect arising from the situation should be resolved as quickly as possible”).

Os próximos desdobramentos dependem do controle eficaz do surto e das negociações com parceiros comerciais. O Brasil busca restabelecer as exportações a partir de um protocolo de regionalização, limitando a exportação a um raio de 10 quilômetros do foco da gripe aviária, ajudando assim a mitigar os danos financeiros e recuperar sua posição no mercado internacional.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!