- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Economia

Argentina suspende importações de aves do Brasil e pressiona mercado

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A Agência Sanitária Estatal da Argentina, Senasa, anunciou nesta sexta-feira (16) a suspensão das importações de produtos e subprodutos de aves do Brasil, em resposta à confirmação do primeiro surto de gripe aviária em uma granja comercial brasileira.

Panorama econômico

O cenário global de comércio de aves enfrenta um novo desafio, à medida que a Argentina, tradicional compradora de aves brasileiras, decide interromper as importações. Essa ação ocorre em um momento em que o Brasil, que responde por uma fatia significativa do mercado global de frango, enfrenta dificuldades de competitividade devido a uma série de variáveis, incluindo custos de produção e pressão inflacionária. A decisão da Senasa é uma medida preventiva, considerada essencial para proteger a saúde pública e a indústria avícola local.

Indicadores e análises

A Argentina, que frequentemente importa grandes volumes de carne de frango, pode ver uma queda significativa em suas reservas de aves devido à suspensão. Segundo dados do Ministério da Agricultura brasileiro, as exportações do setor são fundamentais para a balança comercial, representando aproximadamente 5% do PIB agrícola do país. Além disso, com uma inadimplência de empresas no Brasil batendo recordes, alcançando 7,3 milhões de registros, o impacto na economia pode ser exacerbado.

Impactos e previsões

“Após a confirmação das autoridades brasileiras, a Senasa solicitou ao setor produtivo o reforço das medidas de biossegurança em seus estabelecimentos”
(“After the confirmation from Brazilian authorities, Senasa requested the productive sector to reinforce biosecurity measures in their establishments.”)

— Senasa, Agência Sanitária Estatal da Argentina

A suspensão das importações pode afetar diretamente os produtores avícolas brasileiros, que dependem das exportações para manter suas operações viáveis. Especialistas advogam que esse evento pode resultar em uma pressão maior sobre os preços internos do frango no Brasil, afetando tanto a indústria quanto o consumidor. As autoridades brasileiras buscam soluções e garantias de biossegurança para restaurar a confiança comercial com seus parceiros regionais.

Os próximos desdobramentos incluirão ações adicionais de biossegurança e negociações diplomáticas para garantir que a relação comercial retorne à normalidade. As medidas que serão implementadas poderão influenciar as projeções de crescimento para o setor avícola nos próximos meses.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!