
São Paulo — InkDesign News — A indústria de games continua a ser um tema central na cultura geek, com recentes controvérsias envolvendo a Bungie e seu título Marathon, levantando questões sobre direitos autorais e design.
Lançamento e features
O aguardado Marathon se destaca como um shooter de extração de ficção científica, combinando ambientes sombrios com cores vibrantes. A Bungie anunciou que a alfa do jogo, que foi recentemente realizada, apresentou elementos que supostamente foram inspirados em trabalhos anteriores da artista antire.al, o que gerou discussões sobre a originalidade dos designs. “É claro que meu trabalho era bom o suficiente para ser pilhado por ideias e espalhado por todo o jogo sem compensação ou atribuição,” disse antire.al em uma postagem sobre o assunto.
Recepção e audiência
A alfa do Marathon deixou muitos jogadores impressionados com a mecânica de tiro, embora opiniões divergentes surgiram em relação à implementação do modelo de extração. O estúdio ainda não respondeu aos pedidos de comentários sobre as acusações de plágio, mas a reação da comunidade gamer foi intensa, considerando o histórico recente da Bungie com questões de propriedade intelectual.
“Em 10 anos, nunca fiz uma renda consistente com este trabalho e estou cansada de designers de grandes empresas que se alimentam de meus designs enquanto eu luto para viver.”
(“In 10 years I have never made a consistent income from this work and I am tired of designers from huge companies moodboarding and parasitising my designs while I struggle to make a living.”)— antire.al, Artista
Tendências e mercado
Essas alegações levantam preocupações significativas sobre os limites da criatividade na indústria de games. A Bungie não é nova nesse tipo de controvérsia, pois, em 2023, o estúdio foi criticado por utilizar arte de fãs sem a devida atribuição. Este episódio não só afetou sua reputação, mas também destaca uma tendência crescente onde os estúdios utilizam designs de artistas independentes sem compensação. A audiência gamer continua a crescer, com bilhões de horas de jogo sendo consumidas anualmente, o que torna esses incidentes ainda mais relevantes.
Até o próximo grande evento de jogos, como a E3 2024, as expectativas sobre como a Bungie lidará com essas questões podem influenciar futuros lançamentos e relações dentro da comunidade de design de jogos.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)