Xiaomi pré-instala PhonePe app store em smartphones na Índia

São Paulo — InkDesign News — Xiaomi anuncia que seus smartphones Android vendidos na Índia virão com o Indus Appstore, loja de aplicativos da fintech indiana PhonePe, pré-instalada, reforçando o foco em gadgets adaptados ao mercado local.
Lançamento
A fabricante chinesa Xiaomi anunciou que todos os seus smartphones Android comercializados na Índia passarão a vir com a Indus Appstore pré-instalada, em substituição à sua loja própria GetApps. A Indus Appstore é operada pela PhonePe, fintech local, e essa troca foi confirmada por meio de um acordo plurianual entre as empresas. Apesar da mudança, o Google Play Store continuará pré-instalado nos dispositivos.
Este movimento oficializa uma parceria divulgada inicialmente pela TechCrunch no ano anterior, apontando para um esforço da Xiaomi em reforçar seu portfólio de gadgets com soluções mais alinhadas às especificidades do mercado indiano.
Design e construção
Embora a alteração não impacte diretamente o design físico dos smartphones Xiaomi, ela reforça a personalização do software embarcado. O Indus Appstore oferece suporte a 12 idiomas locais, uma interface com feed de descoberta baseado em vídeos e um catálogo de mais de 500.000 aplicativos, o que pode ser considerado um diferencial na experiência para usuários locais.
Esse ecossistema também oferece isenção de taxas para desenvolvedores em compras dentro do app, o que pode incentivar a diversidade de aplicações disponíveis para os usuários dos gadgets da Xiaomi.
Performance
Segundo informações divulgadas, a presença do Indus Appstore não deve impactar o desempenho geral dos smartphones, já que será uma loja de aplicativos complementar ao Google Play. É uma aposta da PhonePe para ganhar espaço na concorrência acirrada do mercado de app stores na Índia, que enfrenta desafios para angariar a confiança dos usuários e aumentar o número de downloads.
“As India’s digital ecosystem continues to grow, the demand for a locally driven app marketplace has never been more critical. At Xiaomi India, we have always championed ‘Make for India’ innovations, and this partnership with Indus Appstore is a strategic step in that direction.”
— Sudhin Mathur, COO, Xiaomi India
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a possibilidade de atualização da Indus Appstore para dispositivos Xiaomi já vendidos ou disponíveis no varejo, nem a data oficial para implementação dessa mudança nos novos gadgets.
Embora a PhonePe ainda não tenha divulgado métricas detalhadas sobre o impacto da sua loja em termos de downloads e receita para desenvolvedores, a pré-instalação busca superar uma das maiores barreiras dos app stores alternativos: a adesão do usuário.
Para acompanhar mais novidades sobre gadgets, visite nossa seção gadgets.
Fonte: (TechCrunch – Gadgets & Consumer Tech)