Xbox resolve problema irritante no PC gaming com nova atualização

São Paulo — InkDesign News — A evolução dos games no PC continua a ser uma prioridade na cultura geek, especialmente com as inovações tecnológicas que buscam melhorar a experiência do jogador. Com o advento da nova solução da Microsoft, os gamers poderão, em breve, evitar a frustração dos longos tempos de compilação de shaders.
Lançamento e features
A Microsoft anunciou a atualização de seu software de desenvolvimento, o Agility SDK, agora na versão 1.618, que inclui o Advanced Shader Delivery (ASD). Segundo informações, ao invés de o GPU compilar todos os shaders no início do jogo, a nova tecnologia permite que jogos venham pré-carregados com shaders já compilados, diminuindo o tempo de espera durante o boot.
“Isso é essencialmente como os consoles evitam a necessidade de compilar shaders ao iniciar um jogo”
(“This is essentially how consoles get around having to compile shaders when booting up a game.”)— Fonte anônima, Microsoft
Recepção e audiência
Atualmente, o recurso ASD está disponível apenas na Microsoft Store e, neste primeiro momento, nas handhelds Asus ROG Xbox Ally e Xbox Ally X, que serão lançadas em 16 de outubro. A adoção total desse sistema pode levar anos, mas proporciona esperança aos jogadores que frequentemente enfrentam a tela de compilação de shaders em jogos como Borderlands 4. A questão da compatibilidade entre as diversas configurações de hardware no mercado de PC é um dos grandes desafios enfrentados pelos desenvolvedores.
Tendências e mercado
A colaboração entre grandes empresas como AMD, Intel e Nvidia, junto à Microsoft, visa criar uma base de dados com shaders pré-compilados para diversas configurações. Ao facilitar a entrega de jogos, essa inovação tem potencial para melhorar a experiência em um mercado que atualmente conta com milhões de jogadores, que gastam em média 8 horas por semana em games.
“Um dia, não muito longe no futuro, todos nós estaremos livres da espera para compilar shaders”
(“One day, not too far in the future, we’ll all be free from having to wait for every big PC game to compile shaders.”)— Fonte anônima, Microsoft
O futuro dos games no PC promete recursos que atendem às demandas dos usuários, e a implementação do ASD pode marcar um ponto de virada na forma como jogamos. Enquanto isso, eventos como a Brasil Game Show e lançamentos de DLCs de jogos populares permanecem em destaque na indústria.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)