
São Paulo — InkDesign News — A recente atualização nos preços dos consoles Xbox, acessórios e jogos traz impactos diretos na cultura geek e no mercado de games, refletindo desafios econômicos e mudanças nas estratégias da indústria.
Lançamento e features
Em 1º de maio de 2025, a Microsoft oficializou o aumento dos preços de seus consoles Xbox Series S e Xbox Series X. O modelo Xbox Series S 512 passou de US$ 299,99 para US$ 379,99, um aumento de 27%, enquanto o Xbox Series X foi reajustado de US$ 499,99 para US$ 599,99, um salto de 20%. A edição especial Xbox Series X 2TB Galaxy Black subiu 21%, custando agora US$ 729,99.
Os acessórios também tiveram reajustes, como o controle Xbox Wireless Controller que saiu de US$ 60 para US$ 65, e o Elite Wireless Controller Series 2, que subiu de US$ 130 para US$ 150.
Recepção e audiência
Segundo a Microsoft, “entendemos que essas mudanças são desafiadoras, e foram feitas com cuidadosa consideração dadas as condições do mercado e o aumento dos custos de desenvolvimento.” (
“We understand that these changes are challenging, and they were made with careful consideration given market conditions and the rising cost of development.”
— Microsoft, porta-voz
)
Os consumidores sentirão o impacto também no preço dos jogos, que terão novos valores para títulos first-party, chegando a US$ 80 durante as festas de fim de ano, alinhando com a política de preços da Nintendo no Switch 2.
Apesar disso, o serviço Xbox Game Pass continua oferecendo acesso a muitos jogos, embora também tenha sofrido aumento de preço recentemente, segundo análises do mercado.
Tendências e mercado
Apesar dos aumentos globais, o mercado dos EUA foi o mais afetado, com alta de até 27%, enquanto no Reino Unido e outros mercados a elevação foi menor, como 4% no Xbox Series X para o Reino Unido. A medida pode estar relacionada a tarifas comerciais, embora a Microsoft ainda avalie o impacto oficial.
Além disso, a Sony também anunciou aumentos nos preços do PS5 em certas regiões, e o Nintendo Switch 2 chega ao mercado com preço elevado, mostrando uma tendência de alta nos custos dos videogames em geral.
Essas mudanças refletem um ajuste nas estratégias do setor de games, que tem lidado com custos crescentes de produção, distribuição e influências macroeconômicas.
Para os fãs de games e cultura geek, a chegada dos novos preços pode influenciar decisões de compra e consumos futuros no universo dos e-sports, jogos online e assinaturas.
Eventos futuros envolvendo lançamentos de DLCs, novos títulos exclusivos e atualizações dos serviços de assinatura poderão modificar a dinâmica do mercado ainda este ano.
Leia mais sobre cultural geek e games em artigos relacionados: games e cultura geek.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)