
São Paulo — InkDesign News — A recente conferência Connect da Meta levantou questões sobre o estado atual do setor de realidade mista e virtual, com a ausência de grandes anúncios e um ar de insatisfação entre os entusiastas da tecnologia.
Contexto e lançamento
Com a ascensão das tecnologias de XR (realidade estendida) e VR (realidade virtual), espera-se que as empresas líderes tragam inovações significativas a cada ano. No entanto, a Meta parece ter adotado uma abordagem mais cautelosa durante sua última conferência, evitando lançamentos bombásticos como novos headsets ou funcionalidades inovadoras para sua linha Quest. Em contrapartida, a Pimax anunciou seus headsets Dream Air, que prometem vantagens competitivas, apesar dos desafios enfrentados pelo mercado em 2024, onde as vendas de headsets VR apresentaram queda, mesmo com a entrada da Apple na disputa.
Design e especificações
Os headsets Dream Air, da Pimax, que têm lançamento previsto para dezembro, se destacam pelo seu design leve, pesando menos de 200 gramas e apresentando painéis micro OLED com resolução 4K para cada olho. Além disso, uma característica única é a faixa de cabeça motorizada que se ajusta automaticamente, proporcionando conforto e conveniência ao usuário. “E esta coisa ajustará automaticamente as lentes para corresponder à sua visão, então você não precisa se preocupar em ajustar manualmente as configurações de IPD e similares”
(“And this thing will automatically adjust the lenses to match your vision, so you don’t have to screw around manually adjusting IPD settings and whatnot.”)
Repercussão e aplicações
Ainda que os novos dispositivos apresentem especificações intrigantes, a recepção do público não acompanhou as expectativas. As vendas de VR enfrentam uma retração significativa, com a Meta experimentando uma queda de receita na divisão Reality Labs. Propostas como o headset Vision Pro da Apple também estão disponíveis, mas com um preço elevado e outros desafios, como o peso e a presença de um pacote de bateria externo. “As experiências em XR e VR ainda são nichadas por vários motivos, e essas desvantagens se tornam mais evidentes quando comparadas a dispositivos emergentes como os óculos inteligentes”
(“As great as XR and VR experiences are, they’re still niche for lots of those reasons and more.”)
Apesar do cenário atual, a realidade mista e a realidade virtual ainda têm um papel a desempenhar enquanto a tecnologia AR luta para miniaturizar-se de forma eficaz. Os próximos lançamentos, tanto da Pimax quanto da Samsung, prometem trazer desenvolvimentos significativos, mas permanece a dúvida se isso será suficiente para revitalizar o interesse do consumidor.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)