
São Paulo — InkDesign News — O universo tech observa um novo protagonismo em uma trama que envolve a realidade aumentada (AR) e as lentes inteligentes, à medida que a popularidade dos headsets de realidade virtual (VR) parece esmaecer. As tendências atuais indicam que a inovação busca caminhos menos invasivos, mas igualmente impactantes.
Contexto e lançamento
A realidade virtual chegou promissora ao mercado, mas, conforme números recentes, parece ter encontrado um obstáculo significativo. No primeiro trimestre de 2025, as vendas da Meta Reality Labs, destacando-se o headset Quest, apresentaram uma queda substancial de US$ 440 milhões no ano anterior para US$ 412 milhões. Essa descida acentuada foi atribuída, segundo a CFO da Meta, Susan Li, ao declínio nas vendas do Quest, compensadas, em parte, pelo aumento expressivo nas vendas de óculos inteligentes Ray-Ban Meta AI, triplicando em relação ao ano anterior.
“As vendas do Quest estão em queda, enquanto os óculos inteligentes estão salvando o dia.”
(“Quest sales are tanking, and smart glasses are saving the day.”)— Susan Li, CFO, Meta
Design e especificações
Os óculos Ray-Ban Meta se destacam por seu design leve e ergonomia, permitindo seus usuários utilizá-los por longos períodos sem o desconforto típico associado aos headsets VR. Embora a tecnologia ainda não integre uma tela, a funcionalidade básica de áudio Bluetooth e assistente de voz representa um avanço promissor. Essa abordagem demonstra que priorizar uma experiência leve e acessível pode ser mais benéfico do que tentar integrar todas as funcionalidades em um só dispositivo, que pode acabar tornando-se um fardo.
Repercussão e aplicações
A crescente aceitação dos óculos inteligentes entre os consumidores reflete uma mudança na demanda por dispositivos que se integrem de maneira mais fluida à vida cotidiana. Embora limitados em suas funcionalidades, os Ray-Ban Meta oferecem um vislumbre do que pode ser uma integração mais ampla da AR em nossas atividades diárias, do simples ato de tirar fotos a interações por meio de chamadas. A nova onda de tecnologia busca oferecer um uso prático que satisfaça as necessidades reais dos usuários.
“É melhor oferecer um pouco do que se espera do que tentar fazer tudo a um custo elevado.”
(“It’s better to do a little of what you would expect than try to do everything at the cost of a clunky form factor.”)— Analista do Mercado
À medida que as tendências aqui discutidas se desenrolam, parece claro que tanto a Meta quanto outras empresas estão se reposicionando para abraçar um futuro onde produtos menos invasivos e que interagem com o cotidiano do usuário se tornam a norma. O desenvolvimento contínuo de tecnologias de AR pode indicar um potencial adiamento no avanço do VR como o conhecemos.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)