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Educação

Veto a celular aumenta atenção dos estudantes em aulas

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Brasília — InkDesign News — Uma pesquisa revela que mais de 80% dos estudantes brasileiros estão prestando mais atenção nas aulas após a proibição do uso de celulares em sala de aula, conforme dados coletados entre maio e julho de 2025.

Contexto educacional

Nos últimos anos, a discussão sobre o uso de smartphones no ambiente escolar tem ganhado destaque no Brasil. O impacto do uso desenfreado dessas tecnologias tem sido objeto de preocupação por parte de educadores, gestores e autoridades governamentais. Indicadores recentes apontam que, enquanto muitos estudantes se distraem com dispositivos móveis, o foco e a atenção nas atividades acadêmicas tendem a diminuir, impactando diretamente o desempenho escolar. O investimento em políticas públicas voltadas para a educação, incluindo a criação de regulamentações sobre o uso de tecnologias em sala de aula, é essencial para a promoção de um ambiente educativo mais eficaz.

Políticas e iniciativas

A pesquisa realizada pela Frente Parlamentar Mista da Educação em parceria com o Equidade.info, do Lemann Center da Stanford Graduate School of Education, destaca a eficácia da nova legislação sancionada em janeiro de 2025. Com 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores envolvidos, os resultados mostram que 88% dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental I afirmam prestar mais atenção nas aulas sem as distrações proporcionadas pelos celulares. De acordo com o presidente da Frente, deputado Rafael Brito, “proteger nossos estudantes do uso do celular em sala de aula é garantir um ambiente mais saudável e focado no aprendizado.”

Desafios e perspectivas

Embora a pesquisa indique avanços positivos, como a diminuição do bullying virtual, a percepção de tédio e ansiedade entre os alunos aumentou. A pesquisa revela que 44% dos alunos sentem mais tédio durante os intervalos, e 49% dos professores relatam um aumento na ansiedade. A presidente do Equidade.info, Claudia Costin, enfatiza que, apesar da queda no bullying, “a pesquisa mostra avanços positivos no foco e na atenção dos alunos, mas as questões como tédio, ansiedade e bullying, ainda muito presentes entre os estudantes, indicam que ainda há desafios a serem enfrentados.”

É evidente que as escolas precisam desenvolver alternativas de interação e estratégias que considerem as particularidades de cada faixa etária, assegurando um ambiente escolar que promova o engajamento dos estudantes.

As expectativas para o setor educacional são de que as reformas implementadas conduzam a um aprimoramento sustentável no aprendizado, unindo foco acadêmico e bem-estar dos alunos em um contexto desafiador.

Fonte: (Agência Brasil – Educação)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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