
Gurugram, Índia — InkDesign News — A Urban Company, plataforma de serviços domésticos, entrou no mercado público, alcançando um aumento de 58% em seu preço inicial. A demanda foi impulsionada pelo registro de sua IPO mais subscrita do ano.
Lançamento
A startup, que conecta usuários a serviços que vão de tratamentos de beleza a reparos em eletrodomésticos, estreou na Bolsa de Valores de Mumbai a ₹162,25 por ação (aproximadamente $1,84), uma alta em relação ao seu preço de oferta de ₹103. O IPO, que foi aberto na semana passada, teve uma subscrição superior a 100 vezes, mostrando uma forte demanda de investidores institucionais e de varejo.
Integração
A listagem pública da Urban Company proporcionou uma oportunidade de saída parcial para seus investidores iniciais. “A Accel obteve os maiores retornos, seguida pela Elevation Capital e Tiger Global”, comentou um analista.
(“Accel reaping the largest gains, followed by Elevation Capital and Tiger Global.”)
— Analista, Mercado Financeiro
Accel, que investiu a um custo médio de ₹3,61 por ação, pode estar sentado sobre lucros potenciais de quase 45x, enquanto a Elevation, com um preço de entrada de ₹5,39 por ação, tem um potencial de cerca de 30x. O Tiger Global busca ganhos mais modestos, próximos de 1,3 vezes seu custo.
Performance
Um dos principais fatores que contribuíram para o sucesso da Urban Company foi a sua capacidade de organizar serviços domésticos não estruturados na Índia. “A digitalização dessas ofertas por meio de nosso aplicativo criou uma plataforma sob demanda em um mercado carente de padronização”, afirmou um representante da empresa.
(“By digitizing these offerings through its app, the company has created an on-demand platform in a market that lacked standardization.”)
— Representante, Urban Company
Antes de lançar a oferta pública de $217 milhões, a Urban Company levantou $97 milhões com investidores âncora, incluindo Goldman Sachs e Norges Bank. A empresa planeja utilizar os recursos principalmente para desenvolvimento tecnológico e infraestrutura em nuvem, além de pagamentos de locação e iniciativas de marketing.
Com operações em 59 cidades de quatro países, a Urban Company planeja expandir para mais de 200 cidades até o final de 2030. “Nosso foco será na expansão da presença de nossos serviços”, declarou um executivo da empresa.
(“Our focus will be on expanding the reach of our services.”)
— Executivo, Urban Company
Fonte: (TechCrunch – Commerce & Retail Tech)