- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Cultura Tech & Geek

Universal adiciona aviso sobre uso de AI em trailers

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — O impacto da inteligência artificial na indústria do entretenimento tem gerado discussões acaloradas, especialmente com iniciativas como a que a Universal Pictures adotou em seus filmes, indicando que as obras “não devem ser usadas para treinar IA”.

Contexto e lançamento

A crescente preocupação com a utilização não autorizada de material protegido por direitos autorais na formação de modelos de IA levou grandes estúdios a implementar estratégias de proteção. A Universal Pictures foi a primeira a incluir uma mensagem em seus créditos, oportunamente começando com a estreia de How to Train Your Dragon em junho de 2023. O filme continha um aviso que buscava dissuadir o uso indevido de seu conteúdo pelas empresas de tecnologia, em uma tentativa de salvaguardar sua propriedade intelectual diante de um cenário onde modelos de IA são alimentados com dados provenientes de fontes questionáveis.

Design e especificações

A mensagem de ressalva aparece nos créditos finais da maioria das produções da Universal, como em Jurassic World Rebirth e Bad Guys 2. A notificação explicita que o filme está protegido pelas leis dos Estados Unidos e de outros países. Além disso, uma citação da legislação de direitos autorais da União Europeia de 2019 é inserida em versões internacionais, permitindo que os criadores optem por não ter suas obras utilizadas para fins de pesquisa científica.

Repercussão e aplicações

A resposta da comunidade de tecnologia e entretenimento a essas iniciativas tem sido diversificada. Por um lado, muitos consideram que as mensagens podem ser uma tentativa simbólica de proteger o conteúdo. Contudo, as dúvidas permanecem sobre a eficácia real dessa abordagem. Como mencionado em uma análise,

“Do not train” é uma advertência que estabelece um potencial de recurso caso os filmes sejam utilizados sem autorização.
(“Do not train” warning is a disclaimer that establishes a potential for recourse if films are used without permission.)

— Analista de Propriedade Intelectual

Por outro lado, o uso de materiais como livros e obras de arte sem autorização para treinar modelos de IA levanta questões éticas que são difíceis de resolver, especialmente com casos como o de Meta, que, segundo reportagens, “torrentou terabytes de livros do LibGen”.

Com o aumento da conscientização sobre os direitos autorais no espaço digital, as iniciativas da Universal refletem um movimento maior na indústria do entretenimento. À medida que as empresas de tecnologia avançam em direção à inovação, a luta entre proteção de direitos autorais e evolução tecnológica se torna cada vez mais complexa.

Futuras colaborações entre o mundo da criação de conteúdo e as tecnologias emergentes parecem inevitáveis, mas fundamental será a forma como a indústria gerenciará e regulamentará o uso do seu material.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!