
São Paulo — InkDesign News —
A crescente demanda por energia renovável e sustentabilidade tem levado a novas negociações no setor de mineração de lítio, crucial para a fabricação de veículos elétricos.
Tecnologia renovável
O governo Trump busca uma participação significativa na Lithium Americas, responsável pelo desenvolvimento da mina Thacker Pass em Nevada. Com a capacidade de produção de até 800.000 veículos elétricos (EVs) por ano na primeira fase, esta mina representa um passo importante na transição energética.
“O presidente Trump apoia este projeto. Ele quer que tenha sucesso e que também seja justo para os contribuintes”
(“President Trump supports this project. He wants it to succeed and also be fair to taxpayers.”)— Funcionário da Casa Branca
Redução de CO₂
A Lithium Americas, que é uma empresa canadense, é vista como parte fundamental na estratégia de energia limpa, especialmente em relação à redução de emissões de carbono. As autoridades preveem que a mina pode evitar a emissão de milhões de toneladas de CO₂ ao facilitar a adoção em larga escala de EVs.
Casos de uso
Além da participação do governo, a General Motors (GM) adquiriu 38% da Lithium Americas por US$ 625 milhões, garantindo direito de compra da produção inicial. Esse investimento faz parte do amplo impulso da GM em direção a uma linha de veículos mais sustentáveis.
“Estamos buscando garantias de que a GM cumpra suas compras”
(“The Trump administration is reportedly asking GM to guarantee those purchases.”)— Reportagem da Reuters
Com o foco na inovação e na cadeia produtiva verde, as políticas de sustentabilidade se tornam cruciais. A transição para uma economia de carbono-zero depende fortemente da adoção de tecnologias renováveis e do apoio governamental a tais projetos. O futuro da sustentabilidade no setor automotivo será moldado por essas iniciativas e pela colaboração entre empresas e governo.
Fonte: (TechCrunch – Climate / GreenTech)