Trump eleva tarifa em 100% sobre Barbies e impacta mercado automotivo de luxo

Washington — InkDesign News — Em acordo comercial anunciado em 8 maio, o governo Donald Trump estabeleceu uma redução das tarifas sobre carros britânicos de luxo importados para os Estados Unidos, enquanto ameaça aplicar uma tarifa de 100% sobre brinquedos fabricados pela Mattel, em meio a debates sobre inflação e política tarifária.
Panorama econômico
Num cenário global marcado por tensões comerciais e discussões sobre inflação, a administração Trump anunciou uma estrutura de negociação com o Reino Unido que reduz as tarifas para os primeiros 100 mil veículos britânicos importados anualmente para 10%, em contraste com a tarifa padrão de 25% para unidades adicionais. A exceção concedida a marcas de carros de luxo, como Rolls-Royce, Bentley e Jaguar, ressalta a ênfase do governo em proteger setores singulares da economia, enquanto um posicionamento agressivo contra fabricantes de brinquedos como a Mattel sinaliza uma tentativa de reforçar a indústria doméstica em meio a crescentes custos ao consumidor.
Indicadores e análises
Dados recentes do Departamento de Comércio dos EUA mostram que, em 2023, o Reino Unido exportou cerca de 90 mil veículos para os Estados Unidos, totalizando um valor de US$ 12,3 bilhões, o que equivale a um preço médio acima de US$ 135 mil por veículo importado. Isto evidencia o segmento de carros importados do Reino Unido como focado em produtos de alto valor agregado e luxo, incluindo também marcas como Land Rover, Aston Martin e Mini.
Enquanto isso, ameaças tarifárias de 100% contra a Mattel, que fabrica brinquedos populares como Barbie e Hot Wheels, refletem um esforço do governo para pressionar a indústria a trazer a manufatura aos Estados Unidos, apesar dos alertas da empresa sobre a inviabilidade econômica dessa mudança.
“Não vemos isso acontecendo”
(“We don’t see that happening”)— Ynon Kreiz, CEO da Mattel
“Vamos impor uma tarifa de 100% sobre os brinquedos dele, e ele não venderá nenhum brinquedo nos Estados Unidos, que é o maior mercado deles”.
(“We’re going to impose a 100% tariff on his toys, and he won’t sell any toys in the United States, which is their largest market.”)— Donald Trump, presidente dos EUA
Impactos e previsões
Essa política de tarifas seletivas pode tornar a importação de carros de luxo britânicos mais acessível nos EUA, beneficiando um nicho restrito de consumidores e fabricantes de veículos artesanais, conforme enfatizado pelo ex-presidente Trump em sua defesa das marcas específicas em questão. Entretanto, por outro lado, o aumento das tarifas sobre brinquedos pode resultar em elevação de preços, impactando negativamente consumidores comuns e afetando o estoque sazonal dos varejistas para datas importantes, como a temporada de fim de ano.
“as tarifas são um ‘imposto dolorosamente regressivo’ que ‘atingirá com mais força o bolso dos americanos trabalhadores’.”
(“tariffs are a ‘painfully regressive tax’ that ‘will hit working Americans’ wallets the hardest.’”)— Ken Griffin, bilionário e apoiador da campanha de Trump
Especialistas alertam para o risco de incentivo ao chamado capitalismo de compadrio, no qual o governo seleciona setores privilegiados, como o caso dos carros de luxo, enquanto impõe barreiras para segmentos mais amplos da economia.
Nos próximos meses, o mercado deverá acompanhar o impacto dessas decisões na inflação geral, na variação dos preços ao consumidor e na dinâmica da indústria doméstica frente ao comércio exterior. A flexibilização tarifária para veículos luxuosos pode ser contraposta por pressões inflacionárias em bens populares, como brinquedos.
Para maior contexto e atualizações sobre a evolução das políticas comerciais e seus efeitos econômicos, recomenda-se acompanhar conteúdos no setor econômico:
Economia
Fonte: (CNN Brasil – Economia)