
São Paulo — InkDesign News — Recentemente, um fenômeno intrigante tem capturado a atenção da cultura geek: a comercialização de enfeites de Natal gerados por IA que trazem personagens icônicos de jogos e filmes de uma forma inusitada e, em muitos casos, controversa.
Lançamento e features
A empresa Homacus, especializada em presentes personalizados, lançou uma linha de enfeites de Natal que combina temas fofos com uma pegada mais ousada. Ao personalizar ornamentos com os nomes dos casais, o produto se torna um item “naughty” que, segundo a empresa, visa trazer um toque de humor às festividades.
Recepção e audiência
Nos últimos dias, as redes sociais, especialmente o TikTok, foram inundadas com propagandas deste item, gerando reações mistas entre os usuários. “Eu vejo tanto lixo no meu feed do TikTok que a maioria não me surpreende mais” (“I see so much slop on my TikTok feed these days that most of it doesn’t faze me”), comentou um usuário. Isso se tornou um assunto de debate, com muitos questionando a ética da utilização de personagens conhecidos em situações que provavelmente não seriam aprovadas pelas empresas detentoras dos direitos.
“Essas monstruosidades são claramente polêmicas, mas atraem atenção”
(“These monstrosities are clearly controversial, but they attract attention.”)— Analista de Mídia, Tech Trends
Tendências e mercado
A popularidade desses produtos reflete uma tendência maior de fusão entre o humor irreverente e a nostalgia dos personagens. Com cada vez mais casais buscando formas divertidas de expressar suas personalidades durante as festas, é previsível que a demanda por produtos semelhantes cresça. A ideia de “presentes personalizados” ainda é uma forte tendência de mercado, especialmente entre o público jovem-adulto.
Eventos como a Comic Con e a Brasil Game Show permanecem essenciais para o crescimento e a divulgação de produtos inovadores que buscam conectar audiência e cultura geek de forma criativa.
Os próximos meses podem trazer novas coleções ou parcerias que mesclam outrora inalcançáveis universos dos games e da cultura pop com uma abordagem mais provocativa.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)