
São Paulo — InkDesign News — A Tesla está promovendo um recall de suas baterias Powerwall 2 na Austrália, preocupando a indústria de mobilidade e veículos elétricos diante de relatos sobre riscos de incêndios.
Autonomia e bateria
As baterias Powerwall 2 possuem uma capacidade total de 14 kWh de Li-ion, frequentemente utilizadas com painéis solares para armazenar energia gerada durante o dia. Este sistema tem se mostrado eficaz em aumentar a autonomia de sistemas residenciais, permitindo aos usuários aproveitar ao máximo a energia solar.
“Apesar dos incêndios, nenhum ferimento foi relatado”
(“Despite the fires, no injuries have been reported.”)— Autoridade de Concorrência e Consumidor da Austrália, ACCC
Infraestrutura de recarga
Os consumidores também têm a opção de inscrever suas baterias em um sistema de virtual power plant, contribuindo para a rede elétrica em períodos de alta demanda. Esta prática não apenas melhora a resiliência da infraestrutura de energia, mas também oferece a extensão de garantia de até 15 anos.
“O serviço dará acesso a tarifas de uso de energia que ajudam a reduzir as contas”
(“Enrolling extends the warranty to up to 15 years and gives customers access to time-of-use rates that will help reduce energy bills.”)— Tesla
Tecnologia autônoma
A Tesla está notificando os proprietários através de seu aplicativo se suas unidades Powerwall estão entre as afetadas pelo recall. A empresa já iniciou um processo de descarregamento das baterias para mitigar os riscos de incêndio potencial. As unidades recolhidas serão substituídas sem custo adicional.
Enquanto a empresa enfrenta esses desafios, ela considera a compensação por perdas de economias de energia em “caso a caso”, conforme afirmado pela ACCC. Isso revela a preocupação contínua da Tesla em manter a confiança do consumidor enquanto amplia seu portfólio de produtos e serviços em mobilidade.
A expectativa é que a Tesla continue inovando em suas tecnologias de armazenamento e amplie sua presença no mercado de sistemas de energia solar e mobilidade elétrica, assegurando que tanto a segurança quanto a eficiência sejam priorizadas nos lançamentos futuros.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)