
São Paulo — InkDesign News — A Tesla anunciou desmantelamento da equipe responsável pelo supercomputador Dojo, refletindo uma mudança significativa em sua estratégia de mobilidade e desenvolvimento de tecnologia para veículos elétricos (EVs).
Autonomia e bateria
A autonomia dos veículos elétricos da Tesla, que está diretamente relacionada à eficiência do processamento de dados, poderá ser impactada por esta decisão. O projeto Dojo, idealizado para processar grandes volumes de dados, prometia avanços significativos em autonomia. Em 2023, a Morgan Stanley previu que esse sistema poderia adicionar até US$ 500 bilhões ao valor de mercado da Tesla. A empresa destacou que o Dojo seria crucial para atingir “dirigir totalmente sozinho” devido à sua capacidade de processar “quantidades verdadeiramente vastas de dados de vídeo.”
(“process truly vast amounts of video data.”)
— Elon Musk, CEO, Tesla
Infraestrutura de recarga
Com a interrupção do projeto Dojo, a Tesla está se orientando para aumentar a dependência de parceiros externos como Nvidia e AMD para suas operações de computação. A empresa também firmou um contrato de US$ 16,5 bilhões com a Samsung para a fabricação de chips destinados a aplicações de inteligência artificial. Essa mudança poderá impactar a infraestrutura de recarga, levando a novos desenvolvimentos para otimizar os sistemas utilizados em rede de carregadores rápidos.
Tecnologia autônoma
A recente saída de Peter Bannon, líder do projeto Dojo, e de outros 20 colaboradores que fundaram a DensityAI, uma nova start-up focada em IA, reforça a necessidade da Tesla em repensar sua abordagem em relação às tecnologias autônomas. A DensityAI visa desenvolver hardware e software para alimentar centros de dados que atendem aplicações automotivas. A partir deste cenário, a Tesla pode enfrentar desafios adicionais em sua visão de se estabelecer como uma referência em robótica e veículos autônomos. “
Estamos tentando encontrar a convergência entre o chip Dojo 3 e o chip de inferência AI6.”
(“Thinking about Dojo 3 and the AI6 inference chip, it seems like intuitively, we want to try to find convergence there.”)
— Elon Musk, CEO, Tesla
Com essas mudanças, a Tesla busca reinterpretar sua trajetória no mercado de veículos elétricos, podendo direcionar recursos para inovações emergentes e expansão em novos segmentos de mercado. A pressão por resultados sólidos nas áreas de autonomia e eficiência energética se intensifica, levantando expectativas sobre o próximo passo da empresa.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)