
São Paulo — InkDesign News — A recente demissão de Omead Afshar, vice-presidente da Tesla para vendas e manufatura na América do Norte e Europa, levanta questões sobre o futuro da mobilidade elétrica da empresa diante de desafios em crescimento e vendas de veículos elétricos (EV).
Autonomia e bateria
A autonomia dos veículos elétricos da Tesla, que variam entre 400 e 600 km com uma única carga, é fundamental para a aceitação no mercado. Afshar, que postou apoio ao lançamento do serviço de robotáxi na última semana, destacou o impacto positivo desses avanços, dizendo:
“Um dia absolutamente histórico para a Tesla.”
(“Absolutely historic day for Tesla.”)— Omead Afshar, Ex-Vice-Presidente, Tesla
Infraestrutura de recarga
A Tesla continua expandindo sua rede de supercarregadores, crucial para facilitar as longas distâncias percorridas pelos usuários. A redução de 71% nos lucros no primeiro trimestre de 2025 pode refletir em parte a necessidade de investimentos nesta área, o que se torna vital para a recuperação das vendas de EVs.
Tecnologia autônoma
A tentativa de introduzir a tecnologia autônoma, como o serviço de robotáxi, representa um passo importante na estratégia da Tesla para se manter competitiva. No entanto, a queda de 28% nas vendas na Europa em maio aponta para desafios significativos na aceitação da tecnologia.
“A Tesla vendeu menos carros em 2024 do que em 2023.”
(“Tesla sold fewer cars in 2024 than it did in 2023.”)— Relatório de vendas, Tesla
À medida que a Tesla se prepara para divulgar os números de entregas globais do segundo trimestre e os resultados financeiros em julho, o futuro da mobilidade elétrica e a aceitação de EVs dependerão das inovações tecnológicas e solução dos problemas de infraestrutura, fundamentais para o próximo ciclo de crescimento.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)