- Publicidade -
- Publicidade -
Commerce & Retail Tech

Taobao e DHgate entram no Top 5 da App Store US no e-commerce

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — O cenário do e-commerce nos EUA registrou crescimento expressivo em apps chineses como Taobao e DHgate, refletindo estratégia dos consumidores de evitar os impactos das tarifas em importação com compras diretas de fabricantes chineses.

Lançamento e crescimento acelerado

O aplicativo Taobao, tradicional marketplace chinês, apresentou um aumento de 514% em downloads nos EUA em abril, atingindo cerca de 185 mil baixas, contra 30 mil no mês anterior. Nos últimos dias da semana, suas instalações cresceram 5,7 vezes entre sexta e sábado. Nos rankings da App Store, Taobao saltou da 49ª posição na categoria Shopping para ocupar o 5º lugar geral, ultrapassando grandes nomes como Walmart, Amazon, Shein e Temu.

Além de Taobao e DHgate, o Alibaba.com também se destaca, chegando ao 6º lugar entre os apps de compras nos EUA. Segundo dados da Appfigures, Taobao nunca havia figurado no ranking geral dos EUA desde janeiro de 2017, indicando uma adoção rápida e significativa neste período recente.

Performance e comportamento dos consumidores

O aumento no uso destes apps está vinculado a vídeos no TikTok que expõem como fabricantes chineses abastecem o mercado de luxo, fornecendo produtos que após serem enviados a países como Itália ou França ganham a etiqueta final das marcas de alto padrão. Essa percepção levou consumidores a buscarem alternativas para evitar a alta margem das marcas tradicionais e as tarifas impostas pelos Estados Unidos.

O movimento reflete a busca por opções omnichannel mais acessíveis, apesar de as tarifas não serem efetivamente eliminadas na cadeia. O número crescente de downloads sinaliza um interesse em adquirir produtos diretamente dos fabricantes, potencialmente reduzindo custos totais.

“É importante que os compradores estejam atentos às avaliações dos vendedores e visualizem fotos de outros compradores para evitar surpresas com a qualidade dos produtos.”
(“It’s still a case of ‘buyer beware’ on any of these marketplaces, where quality can be hit or miss. Users are encouraged to read the individual sellers’ reviews and view other buyers’ photos of the items before making purchases.”)

— TechCrunch

Apesar do aumento no interesse por estes aplicativos, varejistas tradicionais enfrentam o desafio de manter a competitividade diante dessas plataformas que oferecem acesso direto aos fabricantes chineses, alterando a dinâmica do comércio eletrônico internacional.

Próximos passos e tendências

Com a intensificação da guerra comercial e o impacto nas tarifas, é esperado que a adoção de apps chineses cresça ainda mais nos EUA, com possibilidade de novas integrações e parcerias para ampliar a oferta de produtos e melhorar a experiência do consumidor. O foco estará na combinação de acessibilidade, confiança e transparência para equilibrar os riscos associados ao mercado direto de fabricantes.

Para acompanhar essa evolução, invista em análises detalhadas de desempenho e comportamento do usuário, além de explorar abordagens omnichannel que aproveitem as vantagens dos marketplaces internacionais.

Veja mais notícias sobre comércio eletrônico | Tecnologia para o varejo

Fonte: (TechCrunch – Commerce & Retail Tech)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!